quinta-feira, julho 4, 2024

Saúde- Fiocruz alerta para aumento de casos de doença respiratória em 14 estados


O boletim InfoGripe, publicado semanalmente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), alerta para o possível crescimento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em adultos. De acordo com os dados divulgados ontem, 14 estados apresentaram aumento de diagnósticos da doença nas últimas seis semanas. O resultado acendeu a luz amarela dos pesquisadores, pois a tendência de elevação estava sendo verificada somente em crianças (zero a 11 anos).

A constatação veio a partir de informações inseridas no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) ao longo de abril. De acordo com pesquisadores, o não uso da máscara é um dos principais fatores para o crescimento do número de casos. O retorno das aulas presenciais turbinou a disseminação do vírus.

“A gente observa uma mudança de comportamento importante, e preocupante, infelizmente. Porque a gente tinha, desde fevereiro até fim de março, um crescimento muito específico nas internações por problemas respiratórios no público infantil, mas associados a outros vírus respiratórios, que aproveitaram esse momento de relaxamento do uso de máscara, de volta às aulas presenciais, para chegar nessas crianças”, detalhou Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

As unidades que registraram elevação nos casos de SRAG foram Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina. Para Gomes, o levantamento pode servir de indício para a relação dos casos de SRAG com os de covid-19 ou com uma retomada de incidência do vírus Influenza A, responsável pela gripe.


*Com informações do Correio Braziliense

  • Foto: Divulgação

 

 

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias