domingo, julho 7, 2024

Meio-Ambiente – MPF convoca audiência pública para debater impactos da contaminação do mercúrio no Rio Tapajós, no Pará

O Ministério Público Federal (MPF) convocou uma audiência pública para debater, na próxima sexta-feira, 20, os impactos da contaminação do mercúrio na bacia do Rio Tapajós, no Pará. A ação, voltada para a sociedade civil organizada, instituições governamentais e não governamentais que tenham como objetivo a proteção à saúde e ao meio ambiente, visa deliberar também sobre a criação de um fórum para discutir a alteração do rio pelo metal.

A reunião vai acontecer às 14h, no Auditório Wilson Fonseca, da Unidade Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

O órgão ministerial considerou o decreto nº 9.740/2018 do governo federal, que promulga a Convenção de Minamata sobre o mercúrio. Minamata é o nome derivado de uma cidade japonesa que sofreu com uma contaminação em massa pelo metal, provocando a morte de milhares pessoas. Por meio do decreto, o Brasil reconhece que o mercúrio é uma substância química que causa preocupação global devido aos seus efeitos negativos na saúde humana e no meio ambiente.

Na Convenção de Minamata, segundo o MPF, o País também fica obrigado a se engajar no desenvolvimento de estratégias apropriadas para identificar e avaliar as áreas contaminadas com mercúrio ou seus compostos.

Mercúrio

A contaminação por mercúrio é um problema enfrentado por indígenas e populações tradicionais que vivem às margens do Rio Tapajós. Entre os prejuízos causados pelo metal líquido, estão os relacionados à visão. Os efeitos tóxicos pela substância incluem, também, danos ao cérebro, rins e pulmões, o que pode resultar em doenças como a síndrome de Minamata, que pode provocar cegueira, paralisia e morte.

Nos rios da Amazônia, a contaminação por mercúrio pode se dar por meio do consumo de peixes, considerado como principal fonte de proteína das comunidades. Os impactos, segundo especialistas, podem ser irreversíveis.


*Com informações da Agencia Cenarium

  • Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias