Em Anamã, a 165 quilômetros de Manaus, a cheia do Rio Solimões já atingiu 98% do município, alagando casas, escolas e hospitais, de acordo com a Defesa Civil do Município. O levantamento feito pelo órgão aponta que aproximadamente 3.500 famílias da cidade foram afetadas até esta terça-feira (17).
De acordo com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que monitora a região mais próxima ao município, o Rio Solimões já atingiu 21,11 metros nesta terça.
Anamã está na lista de municípios em situação de emergência no Amazonas por conta da cheia.
Com o avanço da água, escolas municipais suspenderam as atividades. O Hospital Francisco Salles de Moura passou a operar em uma Balsa Hospital, que funciona na orla no município durante os três meses de cheia do ano.
Rio Solimões já atingiu 21,11 metros nesta terça. Casas de moradores de Anamã já são atingidas. — Foto: Divulgação/Defesa Civil de Anamã
Cheia no Amazonas
Além dos 26 municípios em situação de emergência, o Amazonas também que tem dois municípios em situação de atenção e 31 em situação de alerta. Todos estão sendo acompanhados pela Defesa Civil.
Os 26 municípios em situação de emergência recebem o reconhecimento legal de que estão passando por uma situação anormal provocada por desastres, no caso do Amazonas, a cheia, causando danos à comunidade.
*Com informações do G1
- Foto: Divulgação