sexta-feira, novembro 22, 2024

Meio-Ambiente – Poluição mata 9 milhões de pessoas por ano

A poluição – do ar, água e solo – continua a causar mais de 9 milhões de mortes prematuras todo ano, aponta um levantamento divulgado na terça-feira (17), por cientistas de vários países, na revista ” The Lancet Planetary Health”.

O número se mantém o mesmo desde 2015, apesar de uma queda nas mortes relacionadas à poluição doméstica no ar e na água, segundo a publicação.

Os autores analisaram dados de 2019 do “Global Burden of Disease”, um estudo em andamento da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, que avalia a exposição geral à poluição e calcula o risco de mortalidade.

“Estamos sentados no caldeirão e queimando lentamente”, disse Richard Fuller, coautor do estudo e chefe da organização sem fins lucrativos Pure Earth. Mas, disse Fuller, ao contrário das mudanças climáticas, malária ou HIV, “não temos nos concentrado muito na poluição ambiental”.

A poluição do ar por processos industriais, juntamente com a urbanização, levou a um aumento de 7% nas mortes relacionadas à poluição de 2015 a 2019. Desde 2000, o aumento foi de 66%.

Mais de 90% dos óbitos relacionados à poluição ocorreram em países de baixa e média renda, com 7 dos 10 países mais afetados no continente africano.

Uma versão anterior do trabalho, publicada em 2017, também havia estimado o número de mortes por poluição em cerca de 9 milhões — equivalente a uma em cada seis mortes em todo o mundo. O número coloca a poluição no mesmo nível do tabagismo como causa global de mortes.

A Covid-19, em comparação, matou cerca de 6,7 milhões de pessoas em todo o mundo desde o início da pandemia.


*Com informações do G1

  • Foto: Divulgação

 

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias