Não bastassem as últimas notícias de suposta prática de agiotagem, contra o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), mais uma denúncia vem à tona, nesta quinta-feira (26) e dessa vez a denúncia é que Denarium deve utilizar a estrutura da Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), comandada por sua cunhada, Tânia Soares, para alavancar a sua campanha nas eleições deste ano, em que o governador de Roraima busca a reeleição.
A estratégia, segundo fontes ligadas ao Governo, é que a entrega das cestas básicas feitas pela gestão será intensificada a partir de agora e que essa distribuição será feita por meio do uso da “máquina pública”, tendo como elo, a cunhada e secretaria do Trabalho do governo Denarium, que firmou, no último dia 12 deste mês, um acordo de cooperação técnica com todas as secretarias de Estado e entidades da administração indireta.
As informações apontam que cada pasta será obrigada a fornecer apoio logístico, humano e material para as ações “mascaradas” como sociais e assistenciais realizadas pela Setrabes e assim, poder disseminar o nome do pré-candidato entre a população roraimense e, de certa forma, em vulnerabilidade social.
Trecho do acordo fala em disponibilidade de pessoal para a realização destas ações, que tem o objetivo final de, supostamente, “cunho eleitoreiro”. “Disponibilização de recursos humanos de acordo com sua disponibilidade de pessoal para realização das ações propostas pela Setrabes; disponibilização da estrutura física para realização das ações proposta pela Setrabes; disponibilização de veículos, equipamentos e outros materiais necessários para realização das ações proposta pela Setrabes”, diz trecho do documento.
Além de toda essa ajuda, as pastas ainda terão de arcar com as despesas que eventualmente surgirem, sem retorno ou contrapartida da Setrabes. “Cada parte concorda em arcar com seu próprio custo de participação neste Acordo de Cooperação Técnica, não resultando em cobrança a nenhuma das partes”.
O termo de cooperação entrou em vigor a partir da data da assinatura, no dia 12 de maio de 2022. Em determinada parte do documento, a Setrabes informa que a vigência será de 12 meses, podendo ser renovado por igual período.
Eleições à vista
Segundo as fontes, o que tem por traz deste Acordo de Cooperação, na verdade, é o “toma-lá-dá-cá”, em que Denarium vai manter todas as secretarias e servidores trabalhando em prol das assistências às famílias mais pobres, mas que visam às eleições deste ano e a divulgação de imagens de pessoas humildes recebendo essa “ajuda”, para mostrar o quanto o governo tem “feito” pela população roraimense.
- Fonte: O Convergente
- Foto: Divulgação