Uma pesquisa realizada pela Perspectiva Mercado de Opinião Ltda, avaliando o cenário eleitoral para as eleições de 2022, divulgada nesta terça-feira, (31), apontou um crescimento no percentual de votos para o atual governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil). Conforme a pesquisa, feita para saber as intenções de votos dos eleitores do Estado, para governador, presidente da República e senador, o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) apesar de aparecer liderando a corrida eleitoral, apresentou uma redução no percentual de intenções do eleitorado.
Conforme o levantamento, Amazonino Mendes aparece com 29,4% das intenções de voto, na pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados) e com 12,2% na pesquisa espontânea (quando não é dada nenhuma alternativa de resposta aos entrevistados). Nos dois cenários, Amazonino perdeu percentuais, quando comparados os dados feitos na primeira pesquisa divulgada pelo Perspectiva no início de março. Sendo que na espontânea Amazonino Mendes caiu 2%, e na estimulada teve uma baixa de 4% na intenção de votos.
Os dados, que levou em consideração a intenção do eleitor para o primeiro tudo das eleições, mostram que o governador Wilson Lima, apesar de aparecer em segundo lugar nas pesquisas, apresentou um crescimento na intenção de votos entre uma pesquisa e outra. No levantamento atual, Lima aparece com 26,3% na pesquisa estimulada, o que representa um crescimento de 3,8%. Já na pesquisa espontânea, o govenador teve um crescimento de 0,8% ficando com 13,1% de intenções de votos.
Na pesquisa de nomes para o Governo do Estado, Eduardo Braga (MDB), aparece em terceiro lugar com 17,7%, na pesquisa estimulada, onde teve uma queda de 0,9%, e com 6,8% na espontânea, onde apresentou um crescimento de 1%.
Os nomes de Ricardo Nicolau (Solidariedade), Henrique Oliveira (PROS), Carol Braz (PDT) e Marcelo Amil (Psol) também aprecem na pesquisa.
Confira os dados:
Segundo turno
A pesquisa também avaliou três cenários possíveis para um segundo turno ao Governo do Estado. No cenário 1, caso concorressem ao segundo turno Amazonino Mendes e Eduardo Braga, Mendes ganharia as eleições com 46,5% contra 31,2% de Braga.
No cenário 2, onde a disputa ficaria entre Amazonino Mendes e Wilson Lima, Mendes ganharia com 45,9% dos votos contra 37% de Lima. Já caso o segundo turno fosse entre o atual governador e o senador Eduardo Braga, Wilson Lima venceria o segundo turno com 39% contra 36% de Braga.
Presidência
A pesquisa que foi feita no período de 18 a 25 de maio de 2022 também avaliou a intenção de votos para a presidência da República e para os candidatos ao Senado Federal no Amazonas.
No cenário para o primeiro turno, o presidente Jair Bolsonaro (PL), aparece liderando, tanto na pesquisa estimulada, com 38,1%, quanto na espontânea com 31,2%. O que representa um crescimento de percentual (1,3% e 3,7%) nos dois cenários, se comparados os dados avaliados na pesquisa anterior, divulgada dia 8 de marco deste ano.
O ex-presidente Lula (PT), apesar de ocupar o segundo lugar nas intenções de votos, também teve um crescimento no percentual de votos. Ficando com 37,7% na pesquisa estimulada, o que representa um aumento de 0,2%, e com 25,6% na espontânea, com um aumento de 2,5%.
Ciro Gomes aparece em terceiro lugar na avaliação com 6,1% tanto na pesquisa espontânea como na estimulada, focada no primeiro turno. A pesquisa avaliou votos brancos e nulos, decisão de mais de 12% dos entrevistados.
Senado
Entre os pré-candidatos ao senado, Omar Aziz (PSD) aparece em primeiro lugar no ranking tanto da pesquisa espontânea, com 6,4% dos votos, como na estimulada, com 20,9%.
O atual senador está praticamente empatado com o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), que ocupa o segundo lugar da pesquisa, com um percentual de 20,2% na avaliação estimulada e com 5,5 % na espontânea.
Na lista, seguindo uma ordem de intenções, o estudo cita o Coronel Menzes (PL) em terceiro lugar, Marcos Rota (MDB) em quarto, Luiz Castro (PDT), na quinta colocação.
*O Convergente
- Foto: Divulgação