Uma vantagem de 15,1%, e a liderança na intenção de votos dos eleitores do Amazonas para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o que mostrou o levantamento do Instituto de Pesquisas Iveritas, divulgado nessa segunda-feira, (6/6). Conforme a pesquisa, Lula tem 49,9% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) 34,8%, o que evidencia um possível segundo turno entre os dois pré-candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano.
O estudo, feito de forma estimulada, avaliou ainda o índice de rejeição entre os dois. No levantamento Bolsonaro aparece com 43,5% de rejeição e Lula com 32,5%.
A pesquisa de opinião eleitoral 2022, realizada na área urbana do município de Manaus e mais 12 municípios do interior do Estado do Amazonas no período de 25 de abril a 5 de maio de 2022, com mais de 5 mil eleitores, também avaliou a intenção de votos e rejeição entre o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que continua em terceiro lugar com 5% das intenções de voto, à frente da senadora Simone Tebet (MDB), com 2,3%.
O ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), apareceu com 2%, a época em que foi feita a pesquisa, ele ainda não havia desistido de concorrer à presidência da República, o que foi anunciado no final de maio.
Pesquisa
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-08931/2022, possui grau de confiabilidade de 95% e margem de erro de 1% para mais ou para menos, de acordo com os dados populacionais.
*O Convergente
- Foto: Divulgação