O TikTok vem crescendo de maneira surpreendente e isso não é novidade para ninguém, porém, os concorrentes, como o Facebook, estão vendo esse avanço como uma grande ameaça e estão buscando novas estratégias para não perderem espaço no campo das redes sociais.
Uma pesquisa realizada pelo Sensor Tower, mostrou que em 2021 os downloads do TikTok foram 20% maiores que os do Facebook e 21% maiores que o do Instagram. O estudo mostrou que, em média, os usuários de iPhone gastaram 78% mais tempo no TikTok do que no Facebook.
Um memorando interno da Meta, divulgado pelo portal The Verge, aponta que o Facebook deve alterar seu algoritmo para aumentar a concorrência com o TikTok. O documento é assinado por Tom Alison, o executivo da Meta que é responsável pelo Facebook.
Uma das principais mudanças se trata do feed da rede social, que agora passará a apresentar publicações de desconhecidos, não só a de amigos. Assim como funciona com a página “For You” do aplicativo de vídeos chinês.
Além disso, o Facebook voltará a se juntar com o Messenger, sua plataforma de mensagens privadas. A junção também visa “imitar” a funcionalidade de mensagens existente no TikTok.
As mudanças são uma medida emergencial do Facebook, tendo em vista que acionistas da empresa pressionam por respostas que voltem a atrair os jovens para a rede social criada por Mark Zuckerberg.
Após o vazamento do memorando interno, Alison concedeu uma entrevista ao portal The Verge, onde assumiu que a Meta demorou para entender a ameaça competitiva do TikTok, mesmo com a rede social de vídeos se destacando em relação ao Facebook e Instagram.
“O que estamos realmente descobrindo é que as pessoas querem se conectar pelo conteúdo. E muito para onde estamos indo com o Facebook está tentando trazer a você o melhor conteúdo que realmente atende aos seus interesses, mas tornando super fácil compartilhar isso, discutir e se conectar com outras pessoas em sua rede”, disse Alison.
* Olhar digital
- Foto: Divulgação