A média de casos de Covid-19 no Amazonas passou de 9 para 26 registros diários. A informação é da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS-AM) e leva em consideração os dados do período de 1º a 14 de junho. Apesar do aumento de casos, o estado segue na fase verde da pandemia.
Segundo a FVS, em Manaus, de 1º a 14 de junho, a média diária de casos de Covid-19 passou de 4 para 18 casos positivos por dia. Já no interior do estado, a média diária era de 6 e passou para 8 registros. O órgão diz que vai seguir acompanhando os casos nas próximas semanas para identificar se se trata de uma tendência.
Para a fundação, a mudança na média diária de casos pode estar relacionada com a entrada de novas variantes, como a subvariante Ômicron BA.2, identificada em abril deste ano. No entanto, não houve alteração nas hospitalizações pela doença.
O boletim epidemiológico da FVS destaca ainda que, de 1º a 14 de junho, houve maior proporção de hospitalizações em adultos da faixa etária de 20 a 59 anos, com 50% dos casos e 36% idosos acima de 60 anos.
Já em relação às mortes em decorrência da doença, foi registrado um óbito por Covid-19 no período dos 14 dias analisados. O óbito ocorreu no dia 12 de junho.
*G1 Amazonas
- Foto: Divulgação