Na manhã desta quinta-feira (30/6), 62 guardas municipais, que participaram do curso de capacitação para o uso de armas letais, receberam o certificado de participação diretamente das mãos do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), durante evento realizado no auditório da Casa Militar da Prefeitura, localizado na avenida Compensa, bairro Vila da Prata, zona Oeste da capital.
Na ocasião, o gestor municipal parabenizou e enalteceu o trabalho feito pela Guarda Municipal Metropolitana de Manaus. Além disso, David Almeida também anunciou a implementação do concurso público para o órgão para o próximo ano.
“Parabenizo a todos os nossos agentes municipais e tenho certeza de que nós estamos formando os primeiros 60 guardas municipais de outros que virão do concurso público que nós iremos implementar a partir do ano que vem. E a partir do ano que vem, também, vamos firmar um convênio com a Polícia Militar para que nós possamos formalizar o ‘Bico Legal’, aonde estiver dois guardas municipais, terá um policial militar, assim, melhorando e reforçando a segurança pública da cidade de Manaus”, explicou Almeida.
Na solenidade, também estiveram presentes o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta; o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Sérgio Fontes; o chefe da Guarda Municipal de Manaus, Claudioney Barbosa; o ex-secretário Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Sabá Reis, e outras autoridades.
Na ocasião, Sérgio Fontes, ressaltou o investimento feito pela Prefeitura de Manaus. “Esse treino foi muito rigoroso e caro. Cada um aqui custou pra Espi e para a Prefeitura em torno de R$ 7 mil para chegarmos aonde chegamos agora”, pontuou o Fontes.
Claudioney Barbosa agradeceu pela capacitação nunca feita antes em mais de 70 anos da Guarda Municipal de Manaus. “As mudanças começaram quando o prefeito David Almeida assumiu a gestão. E começamos a desfrutar a esperança de podermos oferecer os serviço que, de fato, é importante para todos”, enfatizou Barbosa.
Capacitação
O curso foi realizado pela Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por solicitação da Semseg. O treinamento foi feito a partir de uma parceria inédita entre a Prefeitura e a Polícia Federal (PF).
Novas turmas
David Almeida também anunciou novas turmas de agentes municipais para um novo curso de reteste, previsto para começar a partir da semana que vem.
“Já temos novas turmas. A partir da semana que vem, já vai começar o reteste. Alguns [agentes] vão precisar fazer o reteste, aproximadamente mais 40 e depois mais 28, e assim nós vamos aumentando, gradativamente, a formação dos nossos guardas municipais, para que nós possamos aumentar o efetivo de segurança pública da nossa cidade e do nosso estado”, anunciou David Almeida.
Aumento de casos de Covid-19
Durante a coletiva, o prefeito fez um alerta sobre o aumento dos casos de Covid-19 na cidade e sobre a importância da vacinação.
“É importante que todos procurem as Unidades Básicas de Saúde [que são 55 em Manaus]. Tivemos aumentos de casos de Covid-19, mais de mil por cento de aumento, e isso é preocupante. A vacina é o nosso escudo, é a nossa proteção, então eu peço a todos que se vacinem para ficarmos protegidos contra a Covid-19”, ressaltou.
Plano de Cargos e Salários
Ainda na solenidade, David Almeida afirmou que vem estudando o Plano de Cargos e Salários para servidores municipais.
“Eu saio daqui para uma reunião, onde eu estarei até assinando o PCCR dos servidores da Prefeitura de Manaus, da carreira em específico. Faltavam alguns detalhes, e eu espero que esses detalhes sejam todos dirimidos pra que eu possa fazer esse anúncio ainda amanhã [sexta-feira], talvez, para que os servidores municipais possam ser contemplados com seu novo PCCR”, concluiu Almeida.
*O Convergente
- Foto: Divulgação