A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), representante das principais companhias, informou que o valor das passagens aéreas no Brasil deve aumentar nos próximos dias.
Segundo a entidade, o reajuste no preço do querosene de aviação (QAV), vai impactar a população diretamente no valor das viagens. O QAV é usado principalmente em helicópteros e aeronaves de grande porte.
O presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, informou que qualquer mudança no preço do querosene impacta diretamente no valor pago pelos passageiros para viajar.
“O querosene não é comprado diretamente pelas pessoas, mas quem paga por esse aumento somos nós que compramos bilhete aéreo. No Brasil, o querosene corresponde, em média, a 40% do preço de uma passagem, enquanto a média mundial é de 20 a 24%”.
Sanovicz destacou que a conjuntura do QAV é mais delicada frente a outros tipos de combustíveis. “Vivemos um problema muito sério e bastante claro: o barril de petróleo subiu 48,4% entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021. O QAV, no ano passado, subiu 91,7%, quase o dobro do petróleo”.
De acordo com a Abear, de 1º de janeiro a 1º de julho deste ano o QAV acumula alta de 70,6%. O cálculo da associação usa dados da estatal. De acordo com a organização, esses são valores à vista, sem considerar os tributos.
*Cultura / UOL
- Foto: Divulgação