O perfil da cantora Anitta passou a ser denunciado, nessa segunda-feira (11/7), após a artista ter declarado publicamente que apoiará o ex-presidente e pré-candidato nas eleições deste ano, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Usuários do Twitter relataram ter recebido notificações sobre publicações da cantora, sem que tenham recorrido à ferramenta de controle do conteúdo na rede social.
“Anitta, estão usando as contas dos outros pra denunciar os seus tweets NESSE MOMENTO! Essa notificação acabou de chegar na minha conta, não fiz essa denúncia, minha conta está sendo usada DESDE MARÇO por BOLSONARISTAS pra derrubar conteúdo da oposição”, alertou a jornalista Ady Ferrer.
“O Twitter sabe disso desde março e nos informou que nada pode fazer. Tem gente tomando gancho POR NADA, simplesmente por denúncias massivas utilizando as contas dos outros”.
O problema é recorrente e geralmente envolve conteúdos de publicações com temática contrária aos apoiadores do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
Além da publicação de Anitta, tuítes recentes sobre o assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda, apoiador do Partido dos Trabalhadores (PT), por um policial penal bolsonarista também foram alvos de denúncias falsas.
“As arrobas progressistas estão sofrendo ataques no Twitter através de denúncias falsas. Eles usam a @ de alguém progressista pra denunciar outra @ progressista. Eleitores do PT e jornalistas são os principais alvos”.
“Ao mesmo tempo que usam a minha conta pra denunciar outros @s da oposição, essas @s também são usadas pra denunciar a minha conta… é um ciclo. E é super silencioso, porque nem sempre o Twitter te manda um e-mail com a resposta das denúncias ou te envia notificação de recebimento de denúncia”, reforçou Ady ao Metrópoles.
Reportagem
Em 28 de março, a página Núcleo – um dos veículos escolhidos para o Programa Acelerando a Transformação Digital – Educação Midiática e Combate à Desinformação – publicou uma reportagem para denunciar o problema na plataforma.
*Metrópoles
- Foto: Reprodução / Capa: Neto Ribeiro