Um levantamento feito pelo Instituto Eficaz e divulgado nesta terça-feira (19/7), aponta um índice elevado de pessoas indecisas, quando questionadas de forma espontânea (sem indicação de nomes de pré-candidatos), se já sabem em quem vão votar para o Governo do Amazonas nas eleições deste ano. Dos entrevistados na pesquisa, 79,4% responderam que não tem candidato ainda; 8,1% responderam que votariam em Amazonino Mendes (Cidadania); 7,6% dos entrevistados afirmaram que votariam no atual governador, Wilson Lima (União Brasil).
Os demais entrevistados ainda pontuaram o senador Eduardo Braga (MDB) com 3,4% das intenções. Já os nomes de outros postulantes a vaga de governador ficaram com pontuação abaixo de 1,0%.
Quanto à pesquisa estimulada, em que os nomes dos pré-candidatos são mencionados pelo entrevistador, os números ficaram da seguinte forma: Amazonino Mendes obteve 32,3% das intenções de voto; seguido do atual governador Wilson Lima, com 23,1%; Eduardo Braga com 16,0%. Já Ricardo Nicolau (Solidariedade) ficou com 4,4%; Carol Braz (PDT) 3,8%; Henrique Oliveira (Podemos) 2,9%, Marcelo Amil (Psol) obteve 0,6%, os votos brancos e nulos somaram 13,0%; entre os entrevistados que Não sabe/Não respondeu, o percentual foi de 3,9% das intenções.
Cenários
O levantamento ainda apontou três cenários para o Governo do Amazonas. Na disputa entre Mendes e Lima os percentuais ficaram em 46,05% e 29,3%, respectivamente. Entre Amazonino e Eduardo, a disputa ficou com 47,22% para Mendes contra 24,1% de Braga. Já entre Wilson Lima e Braga, o atual governador ficou com o maior percentual 31,9% contra 30,6% de Braga.
Senadores
No cenário para senador do Amazonas, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB) aparece com 29,7% das intenções de voto, seguido do senador Omar Aziz (PSD) 23,8%, Coronel Menezes (PL) 15,5%, Chico Preto (Avante) 9,8%, e Luiz Castro (PDT) com 7,4%. Quanto aos votos brancos e nulos, o percentual foi de 11,4%; entre os que não sabem ou não responderam foi de 2,7%.
Presidenciáveis
Já para os postulantes à cadeira de presidente da República, os amazonenses pontuaram os nomes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 44,1%; o atual chefe da nação, Jair Bolsonaro (PL) com 41,8%, seguidos de Ciro Gomes (PDT) com 4,3%, da senadora Simone Tebet (MDB) com 3,2%. Brancos e nulos pontuaram em 4,9% e os que não souberam ou não responderam com 1,7%.
Sobre o levantamento
A Pesquisa do instituto Eficaz foi realizada no período de 13 a 17 de julho de 2022, com duas mil (2.000) entrevistas distribuídas na capital e em mais nove municípios do interior do Estado, sendo eles: Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo e Tefé. A pesquisa foi registrada no TSE com o número AM-02279/2022, com margem de erro de 2,8% e índice de confiança de 95%.
*O Convergente
- Foto: Divulgação