domingo, novembro 24, 2024

Amazonas – Ministério Público inicia celebração de 130 anos do órgão com ciclo de palestras

Em comemoração aos 130 anos do Ministério Público do Amazonas (MPAM), a entidade iniciou a partir desta quinta-feira (21/7), uma série de atividades para divulgar a sua atuação ao longo deste período e do futuro da instituição perante a sociedade amazonense, iniciando as comemorações com uma série de palestras para o fortalecimento do trabalho de seus procuradores e promotores e em benefício dos cidadãos.

Durante a cerimônia de abertura das palestras, o procurador-geral Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, destacou o trabalho da instituição nestes mais de cem anos pela defesa da cidadania e da democracia brasileira.

“A história do Ministério Público para o Amazonas é de suma importância em virtude de todo o membro do MP ser um promotor, um promotor de Justiça, é o cidadão sendo defendido pelo Ministério Público, que é um lar, é a residência do cidadão, é onde a gente defende a cidadania, e principalmente a gente tem o trabalho de defesa da democracia, então a democracia brasileira está interligada em todas as nossas ações, nas áreas da infância e juventude, educação, saúde e de meio ambiente, principalmente defendendo a nossa Floresta Amazônica”, destacou o procurador-geral, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.

Ainda na solenidade, Alberto Nascimento Júnior destacou a promoção e a inclusão de pretos, índios, mestiços, da mulher, do caboclo e do movimento LGBTQIAP+, além de lutar pela igualdade social, como um todo.

Um dos palestrantes do Ciclo de Palestras “Discutindo o Futuro do Ministério Público”, o procurador Regional da República, Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior, disse ao Portal O Convergente que sua palestra vai abordar melhorias para o desempenho do trabalho do procurador e do promotor, tanto no ambiente interno, de como atuar em meios aos conflitos e na negociabilidade, quanto no externo, no trato com a sociedade em geral.

“A expectativa é a melhor possível, principalmente porque será uma celebração do Ministério Público do Amazonas, que é muito importante para todos nós e muito conhecido Brasil afora. A minha palestra vai buscar comentar um pouco sobre novas perspectivas de atuação do MP, como melhorar o nosso trabalho, como revisitar determinadas questões, trabalhando e pensar nelas para o futuro, questões sobre a negociabilidade, como fazer a composição de conflitos, de como melhorar este aspecto, como melhorar o nosso diálogo interno e externo, e outros. Tenho certeza de ser este um momento muito importante para o Ministério Público do Amazonas”, enfatizou.

Para o presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), que representa à categoria de procuradores e promotores de Justiça do Estado, procurador Alessandro Samartin, o MPAM se destacou ainda mais durante a pandemia da Covid-19, em que a instituição teve que se reinventar nos atendimentos e conseguiu realizar o seu trabalho em defesa do cidadão amazonense.

“O Ministério Público como integrante da sociedade não ficou alheio a estas transformações. Foram e são muitas mudanças experimentadas, mas algumas coisas não mudam no coração dos integrantes e das integrantes da carreira ministerial e de nossos servidores: o amor em servir ao nosso povo, a vontade de lutar por justiça e pelo bem. Estes sentimentos foram vistos em todos que ajudaram a construir estes 130 anos de história”, ressaltou Samartin.

Participaram ainda da solenidade, procuradores, subprocuradores e promotores de Justiça, de demais ministérios Públicos do Brasil, como o dos estados do Espírito Santo, Alagoas, Acre, Amapá, Roraima, Distrito Federal, Maranhão e Pernambuco; além de representantes da Prefeitura de Manaus, do Governo do Amazonas, dos Tribunais de Contas (TCE-AM), de Justiça (TJAM) e do Trabalho no Amazonas (TRT) e da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB/AM).

Demais comemorações 

Nos dias 22/7 e 23/7, acontecerão as reuniões do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), no Centro Cultural Palácio Rio Negro – Salão Rio Solimões, no Centro de Manaus, com a participação de procuradores-gerais dos MPs brasileiro.

No domingo (31/7), domingo, às 6h, membros, servidores, estagiários, colaboradores do MPAM e a população em geral poderão participar da “Corrida 130 anos MPAM”. A prova terá percursos de cinco e dez quilômetros. A expectativa da organização é de que cerca de mil atletas participem do evento. A corrida terá largada e chegada na Arena Amadeu Teixeira.


*O Convergente

  • Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias