sábado, novembro 23, 2024

Política – Bolsonaro é oficializado candidato à reeleição, convoca apoiadores para ir às ruas no 7 de setembro e faz ataques ao STF

Durante a convenção do Partido Liberal (PL), realizada nesse domingo, 24/7, o presidente Jair Bolsonaro foi oficializado a concorrer à reeleição para presidente da República e terá ao seu lado, como vice, o ex-ministro da Defesa, Braga Netto. Em seu discurso, Bolsonaro convocou os apoiadores a irem para as ruas no dia 7 de Setembro, em seguida fez novamente ataques contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

“Convoco todos vocês agora para que todo mundo, no 7 de Setembro, vá às ruas pela última vez. Vamos às ruas pela última vez”, disse, aos gritos de “mito”.

Bolsonaristas têm buscado mobilizar uma espécie de grande ato de campanha no feriado da Independência, mesmo período do ano passado, em que o presidente deu declarações golpistas e atacou à Suprema Corte.

“Esses poucos surdos de capa preta têm que entender o que é a voz do povo. Têm que entender que quem faz as leis é o Poder Executivo e o Legislativo. Todos têm que jogar dentro das quatro linhas da Constituição. Isso interessa a todos nós”, afirmou, em referência a ministros do STF.

No início de seu discurso, o mandatário já tinha dado a deixa para que seus apoiadores atacassem os magistrados da corte.

Bolsonaro afirmou que, sob seu governo, o povo tomou conhecimento sobre o que era o Supremo Tribunal Federal. Em seguida, abaixou o microfone e deixou que o público entoasse vaias e a palavra de ordem “Supremo é o povo”.

Em outro trecho de sua fala, o presidente voltou a uma metáfora que costuma fazer e chamou seus apoiadores de “exército”. Jurou dar a vida pela liberdade e fez com que o público fizesse o mesmo juramento.

“Esse, Braga Netto, é o nosso exército. É o exército do povo, o exército que está do nosso lado, que não admite corrupção, não admite fraude. Esse é o exército que quer transparência, quer respeito. Quer, não. Merece e vai ter”, completou.

Apesar de todos saberem da imprevisibilidade do presidente, seu entorno esperava que ele evitasse declarações radicais e ataques ao Supremo. Havia um temor de que ele falasse sobre urnas eletrônicas, o que não ocorreu, ainda que tenha mencionado a palavra “fraude”, além de “eleições limpas”.

O discurso do chefe do Executivo durou pouco mais de uma hora. Com citações a Deus e críticas ao comunismo, Bolsonaro também destacou feitos do seu governo, em especial para mulheres e jovens.
Esses segmentos são os que têm maior rejeição ao presidente (61% e 60%, respectivamente). Por isso, a campanha esperava que o discurso de Bolsonaro seguisse nessa toada.
O presidente destacou, como tem feito nos últimos dias, o fato de que a titulação de terras é feita em nome das mulheres. Apenas homens solteiros ou viúvos podem ter seus nomes no documento.

Também se dirigiu aos jovens de esquerda: “Queria dizer para esses jovens que seu candidato prega o controle social da mídia”, em referência a uma declaração de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de regulamentar as redes sociais.

Bolsonaro ainda fez críticas veladas ao petista, sem nomeá-lo. Disse que o ex-presidente defende a “desconstrução da heteronormatividade” e a “ideologia de gênero”, entre outras coisas.

Em outro trecho, o chefe do Executivo defendeu papel dos militares no seu governo. “Falaram que botei muito militar [na administração]. Acho que não botei muito, acho que botei suficiente. Se fosse para botar bandido, vocês tinham votado em outro candidato”, disse.

Braga Netto, ex-ministro da Defesa e vice na chapa de Bolsonaro, esteve na primeira fileira no palco do evento do PL.

“O vice é aquela pessoa que tem que estar ao seu lado nos momentos difíceis. Não pode ser aquela pessoa que conspire contra você. O vice é a solução para o problema e eu escolho, sim, um general do Exército brasileiro”, disse Bolsonaro.

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, não participou da cerimônia. É candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul.

O evento ocorreu no Maracanãzinho, tomado pelas cores verde e amarelo. Bolsonaro chegou ao local acompanhado da primeira-dama, Michelle, de Braga Netto e sua esposa.


*O Convergente 

  • Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias