Famílias vítimas do incêndio que destruiu 16 casas de madeira, na noite de terça-feira (26/7), no bairro São Jorge, zona Oeste de Manaus, foram abrigadas no Ginásio Ninimberg Guerra, situado na rua Vicente Torres Reis. De acordo com a Defesa Civil e Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), 13 famílias ficaram desabrigadas após o sinistro.
No ginásio, cerca de 51 pessoas foram acolhidas e receberam kit de higiene pessoal, colchões e alimentação. Segundo Jane Mara Moraes, secretária da Semasc, um processo de cadastro está sendo feito para que essas pessoas recebam um auxílio que deve sair no prazo de 15 dias, além de outros bens que foram consumidos pelas chamas.
“Estamos trabalhando com um cadastro para o auxílio aluguel e as famílias vão receber benefícios eventuais, além de fogões e geladeiras. Também iremos auxiliar na emissão de documentação como segunda via de Registro Geral (RG) e Certidão de Nascimento das crianças”, explicou Jane Moraes.
A Semasc vai iniciar uma campanha para arrecadar peças de vestuário para crianças, homens e mulheres. Quem quiser doar qualquer tipo de peça, novas ou usadas em bom estado de conservação, pode fazer as entregas na sede da Semasc, localizada na Avenida Ayrão, no Centro, setor de gabinete.
Um Comitê de Gestão de Crises foi ativado no Centro de Cooperação da Cidade (CCC) para a prestação e assistência às famílias afetadas pelo incêndio. Na manhã desta quarta-feira (27/7), o Corpo de Bombeiros fez o resfriamento do local. De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil, Coronel Fernando, equipes devem voltar ao local para realizar uma nova avaliação.
“Nós vamos avaliar a parte de segurança, estrutura, e junto com o Comitê de Crise decidir o que vai ser feito com aquela área. Não podemos falar ainda a causa do incêndio e uma perícia será feita pelo Instituto Criminalístico da Polícia Civil do Amazonas”, pontuou Coronel Fernando.
Pedido de doações
Após perderem tudo, as vítimas do incêndio estão recebendo assistência da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), assim como da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). Moradores pedem ajuda com doações de roupas, calçados, fraldas descartáveis, materiais de higiene pessoal, alimentos, remédios e colchões.
Incêndio
Por volta das 22h06 da noite de terça-feira (26/7), um incêndio de grandes proporções atingiu 16 casas, localizadas próximo à rua Ambrósio Aires, antiga rua da Cachoeira, no bairro São Jorge, zona Oeste da capital amazonense. Na ocasião, três pessoas receberam atendimento após o incidente.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), algumas residências estavam abandonadas no momento do incêndio. Seis veículos de combate e uma ambulância foram encaminhados para o local, ao todo, 40 mil litros de água foram usados para combater as chamas.
*Da Redação
- Foto: Rabesh Mayan/GDC | Capa: Neto Ribeiro