A poucos dias da finalização para as realizações das convenções partidárias, algumas siglas ainda se reúnem para definir os nomes dos candidatos que vão concorrer ao cargo de vice-governador. Poucas foram as siglas que já anunciaram os seus candidatos com formação de vice-governador, e há ainda as siglas à procura do nome ideal para compor as chapas. Além disso, o Partido Socialismo e Liberdade (Psol), que já anunciou que irá ter candidato ao Governo, ainda irá escolher entre três nomes para à vaga.
Entre as siglas que já anunciaram chapa completa estão o Podemos e o Agir, que vem com chapas “Puro-Sangue”, quando não há coligações ou alianças com outras siglas. O Podemos que tem como pré-candidato ao Governo o ex-vice-governador Henrique Oliveira, tendo como sua vice a delegada de Polícia Civil, Vera Lúcia Castello Branco, que já foi deputada estadual pelo Amazonas. A convenção do Podemos está marcada para ocorrer na sede da legenda localizada no Adrianópolis, no dia 5 de agosto, a partir das 10h.
Já o partido Agir, antigo PTC, já oficializou a candidatura da empresária Nair Blair, tendo como a odontóloga Rita Nobre para a disputa governamental. A candidatura dela foram oficializadas no último domingo 24/7, durante convenção do partido.
Indefinições
Quanto às siglas que ainda seguem com indefinições quanto ao vice-governador, estão: o União Brasil, que tem o atual governador Wilson Lima; a federação Cidadania-PSDB, com Amazonino Mendes; o Solidariedade, que tem como pré-candidato ao Governo o deputado estadual Ricardo Nicolau, e o PDT com a pré-candidata Carol Braz.
O nome para acompanhar o atual governador do Amazonas, Wilson Lima, nessa corrida eleitoral também ainda não foi divulgado, porém, nos bastidores o que se fala é que o martelo está prestes a ser batido com o nome do procurador do Estado, Tadeu de Souza, mesmo tendo nomes como Sabá Reis e Shádia Fraxe, também cotados neste páreo. O União Brasil e o Avante realizarão suas convenções conjuntas, no dia 4 de agosto, a partir das 17, na zona Centro-Sul de Manaus.
Com convenção marcada para o dia 30 de julho, a partir das 10h, na zona Norte de Manaus, a federação Cidadania-PSDB, que tem como pré-candidato ao Governo, Amazonino Mendes, que também busca por esta figura para “caminhar” ao seu lado. Diversos nomes já foram cotados e já saíram da lista, e agora se fala que vem aí uma chapa pai e filho, pois nessa quarta-feira, 27/7, especulou-se que Amazonino deva nomear o filho Armando Mendes ao posto de vice.
O Solidariedade também é uma das legendas que ainda segue na busca do vice ou da vice ideal para o deputado estadual Ricardo Nicolau. Com convenção marcada para este domingo, 31/7, o presidente do diretório estadual no Amazonas, o deputado federal Bosco Saraiva, disse ao Portal O Convergente que segue sem definição do nome para compor chapa com Nicolau. “Ainda não há nome definido”, comentou.
O PDT também está nesta procura para compor a chapa da defensora Carol Braz. Consultada pelo O Convergente, Carol chegou a dizer que não abre mão de encabeçar essa disputa e que o nome do vice ou da vice segue indefinido. A convenção do PDT está marcada para ocorrer no dia 1º de agosto, a partir das 17h, na zona Centro-Sul de Manaus.
Ao que tudo indica, a procura de nomes ao cargo de vice-governador ainda vai demandar algumas reuniões de caciques políticos e suas legendas até o dia das convenções partidárias que, de certa forma, finaliza o prazo para a divulgação das chapas que vão concorrer nas eleições.
*O Convergente
- Foto: Divulgação