Assistencialismo social, mulheres na política e bastidores das eleições de 2022 foram alguns dos temas debatidos no quadro “Debate Político”, do Portal O Convergente, de terça-feira, 26/7, com a assistente social e pré-candidata a deputada estadual pelo PDT, Fran Gualberto.
Na entrevista, ela, que atua como pesquisadora em comunidades ribeirinhas e é integrante da entidade de classe da categoria de assistentes sociais, falou sobre sua vivência de vida na política e no assistencialismo social. Entre os assuntos abordados, explicou o que a motivou a ser pré-candidata nas eleições.
“Eu recebi um convite. E na conversa com a Carol Braz [pré-candidata a governadora do Amazonas] para compor esse trabalho foi quando eu tomei a decisão de aceitar. Eu participo de movimentos sociais desde a graduação. Então por conta dessa articulação política, que trago desde a época da graduação, resolvi aceitar, conversando com a família, com o marido, porque a família é fundamental nessa caminhada”, relatou ela ao citar a saga de indicação de seu nome para as eleições.
Convenção
A pré-candidata também falou sobre como foi, juntamente com Carol Braz, participar da Convenção Nacional do PDT, que oficializou a candidatura de Ciro Gomes para Presidência da República, realizada no dia 20 de julho.
“Foi muito importante. A participação na convenção foi fundamental por que trouxe uma relevância para a campanha. O nosso nome acabou aparecendo um pouco, o meu, o da própria Carol, do Luiz [Castro] da Wanessa [Pacheco]. E foi o momento de fortalecer os laços. Eu particularmente fiquei muito feliz e segura com o que a gente viveu lá naquele momento. Porque a gente sentiu o peso da importância da pré-candidatura da Carol para o governo, do Luiz Castro para o Senado e da Wanessa Pacheco”, disse ela ao falar sobre sua percepção em torno dos bastidores do evento.
Além de falar que pretende ser uma candidata, quando for oficializada como tal, de atuação. “Eu não vou fazer só porque tem que fazer. Sou do tipo que vai fazer porque quer fazer. Eu vejo isso como uma estratégia política para a minha categoria, para a população amazonense”, destacou a Fran Gualberto.
No decorrer do debate ela relatou por que escolheu o PDT, fala sobre suas ideologias políticas e destaca outros temas importantes na atuação como assistente social.
Confira a entrevista na íntegra clicando aqui.
*Por Izabel Guedes para o Portal O Convergente
- Fotos: Marcus Reis | Capa: Marcus Reis