O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), se reuniu, nesta segunda-feira (15/8), com o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, escolhido cardeal pelo Papa Francisco e que vai a Roma para tomar posse no posto no dia 27 deste mês. Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual pediu ao arcebispo que leve os cumprimentos do povo do Amazonas ao papa e que reforce o convite para o líder da Igreja católica conhecer o estado.
O governador entregou uma imagem de São Francisco feita com madeira manejada de reflorestamento para Dom Leonardo presentear o papa.
“Em nome do povo do Amazonas, cumprimento Vossa Santidade, desejando saúde e sabedoria e o convidando para conhecer o Amazonas, uma terra rica, preservada e abençoada por Deus na nossa imensa Amazônia”, disse o governador cartão que será entregue ao Papa Francisco.
Em maio deste ano, no Vaticano, o Papa Francisco anunciou Dom Leonardo Steiner como novo cardeal da Igreja Católica. Ele será o primeiro cardeal da Amazônia brasileira.
Dom Leonardo Ulrich Steiner tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020. Ele assumiu o cargo ocupado por Dom Sergio Castriani desde 2013. Antes, Steiner atuava como bispo auxiliar de Brasília.
Dom Leonardo já foi duas vezes secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O novo cardeal nasceu em 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina.
Da Redação com informações da Secom
Foto: Divulgação | Capa: Neto Ribeiro