sábado, outubro 5, 2024

Manaus – ‘Vem com a Gente’ recebe especialista para falar sobre o tema ‘Agosto Dourado e a Importância da Amamentação’

Aproveitando as campanhas em torno do tema “Agosto Dourado” e com o intuito de incentivar o aleitamento materno, o programa ‘Vem com a Gente’ da última quarta-feira (10/8) recebeu como convidada, para falar sobre o assunto, a dra. Samarah Paula, que é pediatra e neonatologista, consultora internacional em Aleitamento Materno (IBCLE) e membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno (Saped).

Durante a entrevista conduzida pela apresentadora e consultora materna Rhamilly Amud, a especialista pontuou a importância de fortalecer a amamentação por meio do apoio e da orientação adequada.

“Esse tema é muito interessante porque a responsabilidade em apoiar a amamentação não cabe só aos profissionais de saúde. O protagonismo do apoio ao aleitamento materno está com o pediatra, sim, eu assumo essa responsabilidade, mas é um papel de todos”, enfatizou a pediatra.

Segundo ela, só é possível mudar uma geração por meio da conscientização da população em torno do assunto. “O interessante, por exemplo, é observar que existem várias bonecas. Você já viu alguma barbie amamentando? Ou alguma boneca com seio materno? O curioso nisso é que só vemos bonecas com mamadeira, chupeta, e todos esses acessórios estão associados ao desmame precoce. Então, é importante desmistificar essa questão e falar sobre a amamentação”, frisou Samarah Paula.

Benefícios do aleitamento materno

Ainda no decorrer do bate-papo, ao ser questionada sobre os benefícios do aleitamento materno, tanto para a mãe como para o bebê, a especialista explicou a diferença entre o leite materno e a fórmula.

“O leite materno é o alimento mais importante do mundo. Não existe alimento mais completo do que ele, em primeiro lugar. Os outros tipos de leite, a fórmula, são substitutos. Nunca será igual. O aleitamento materno exclusivo [para o bebê] está associado a menos infecções, menor risco de alergias, maiores scores de inteligência. E para as mães que sofrem a lactogênese [o desenvolvimento máximo da glândula mamária], há menor indíce de desenvolver câncer de mama”, salientou Samarah Paula.

Para saber mais sobre o assunto, assista a entrevista na íntegra:


Por Narel Desiree para o Portal Manaós
Fotos: Narel Desiree | Capa: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias