Das pouco mais de 600 candidaturas do Amazonas registradas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 34,24% são de mulheres. O percentual, além de ser 3,36% superior ao que foi registrado na eleição de 2018, também traz um fator histórico de representatividade feminina nesse cenário no Estado. Só na disputa ao cargo de governador e vice, são seis nomes que vão concorrer nas eleições deste ano.
Dos oito nomes registrados no Divulgacand 2022, para o cargo de governador do Amazonas, dois deles são de mulheres. Sendo a defensora pública Carol Braz, que concorre no pleito pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), e a empresária Nair Blair, pelo partido Agir.
Além das duas mulheres na disputa pelo Governo do Amazonas, quatro registraram suas candidaturas como vice. Sendo a secretária Nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT), Anne Moura, compondo a chapa ao lado do senador Eduardo Braga (MDB) ao Governo do Amazonas; a professora Cristiane Balieiro (PSB), como vice na chapa de Ricardo Nicolau (Solidariedade); a ex-deputada Vera Castelo Branco (Pode) na chapa do candidato Henrique Oliveira (Pode), e a cirurgiã-dentista Rita Nobre, como vice na chapa de Nair Blair. A única chapa completamente feminina concorrendo ao pleito.
Senado
A representatividade feminina na concorrência ao Senado Federal também é intensa, apesar de, na maioria dos cargos, as mulheres terem sido registradas como suplentes.
Dos oitos candidatos que concorrem a vaga no Senado Federal, seis tem mulheres como suas suplentes. A candidata ao Senado Marília Freire (PSol), tem como uma de suas suplentes a Ana Maria Guimarães (PSol).
Na suplência do ex-prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB) estão a advogada e empresária Maria do Carmo Seffair (PSDB) e a advogada Aldemara Kimura (PSDB). Já na suplência do ex-deputado estadual, Luiz Castro (PDT), a presença feminina também lidera com a candidatura de Madalena de Souza (PDT) e da professora Fran (PDT).
Como um dos suplentes do candidato ao Senado, Elissandro Bessa (Solidariedade), está a industriária Kate Millet (Solidariedade). Já na suplência do senador Omar Aziz (PSB) está a vereadora de Itacoatiara Cheila Vieira (PT), e na suplência do Pastor Peter Miranda (Agir) está a empresária Islane Tavares (Agir).
Deputados federais e estaduais
No geral, só de candidaturas femininas no Amazonas, o Tribunal Superior Eleitoral registrou 214 candidaturas, para os cargos de governador, vice-governador, senador e suplente, deputado estadual e federal.
Pouco mais de 190 são candidaturas de mulheres que irão disputar uma das oito vagas na Câmara dos Deputados, em Brasília, e uma das 24 vagas disponíveis na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
Na disputa para a Câmara Federal estão nomes conhecidos como o da ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), e da ex-vereadora de Manaus, Mirtes Sales (Republicanos); além da líder indígena Vanda Ortega Witoto (Rede), das delegadas de Polícia Civil Débora Mafra (PSB) e Emília Ferraz (União Brasil).
Já na disputa ao cargo de deputado estadual, estão nomes como os da ex-deputada federal Conceição Sampaio (PSDB), das deputadas Joana Darc (União Brasil) e Mayara Pinheiro (Republicanos), que concorrem à reeleição, além da vereadora professora Jacqueline Pinheiro (União Brasil).
Por Izabel Guedes para O Convergente
Fotos: Reprodução | Capa: Neto Ribeiro