A Associação dos Servidores do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (ASSIPAAM), emitiu nota de repúdio sobre as falas do candidato ao Governo do Amazonas, Amazonino Mendes (Cidadania), que participou do quadro “Entrevista com os Candidatos”, na Rede Amazônica, na última segunda-feira, 12/09. A nota foi divulgada nessa quarta-feira, 14/09.
Durante a entrevista, Amazonino estava sendo questionado sobre o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). “Passando aqui para uma situação que também preocupa. O Ipaam, que é um órgão estadual, candidato, que tem, hoje, segundo informações que nós temos, de 5 a 6 fiscais apenas. O que o senhor faria com o Ipaam? O senhor vai colocar no lugar, já que o Estado detém aí uma das maiores reservas florestais do planeta? O que o senhor faria?“, indaga o apresentador em determinado trecho da entrevista.
Em resposta ao questionamento, Amazonino rebate os entrevistadores de forma grosseira: “Olha, cuidado com a colocação. Você fala…na forma como você coloca, você põe o Ipaam como se fosse um órgão básico e fundamental. Ele, quem criou, inclusive, fui eu. Mas existe um Ipaam que está longe de ajudar no processo… de respeito ao ambiente ou coisa que o valha. Ele atua como um órgão imperativo da atividade econômica e, muitas vezes, ele se transforma em um órgão cujo comportamento é duvidoso (sic)“, disse Amazonino.
Ao colocar em dúvidas a gestão do Ipaam em sua resposta, a ASSIPAAM se pronunciou e comparou o candidato a “pai que faz, mas abandona o filho”: “Quanto ao Ipaam, o candidato informou que foi ele quem criou. Realmente, foi ele quem criou. Mas também foi ele quem abandonou nos momentos mais críticos. E, fazendo isso, se iguala a um péssimo “pai” que faz, mas abandona o seu filho, a sua criação“, diz trecho da nota.
Durante a entrevista o candidato não apresentou propostas de melhorias ao Instituto e ao meio ambiente, Amazonino seguiu criticando: “Tem Ipaam e Ipaam. Ao Ipaam nota dez, no meu ponto de vista, nota dez e todo o meu empenho e apoio. Ao outro Ipaam, zero, simplesmente, riscar do mapa. O meio ambiente é uma preocupação salutar internacional e mundial. Hoje, ninguém duvida. Não tenho proposta, tenho ações; respeitar as regras e normas ambientais. Isso aí“, dispara Mendes sobre a pauta ambiental.
Ainda na nota de repúdio, a ASSIPAAM afirma que a invasão de terras públicas, desmatamentos irregulares e incêndios criminosos são as grandes preocupações do Estado em relação ao meio ambiente e que Amazonino Mendes apenas respondeu não ter propostas, o que a ASSIPAAM também considera uma preocupação.
“Quanto à fala do candidato sobre sua proposta para o meio ambiente e os problemas ambientais que afligem o nosso Estado, como invasão de terras públicas, desmatamentos irregulares e incêndios criminosos, lamentamos e destacamos nossa preocupação. Haja vista que, quando o mesmo foi questionado quanto à proposta para a pasta ambiental, o candidato respondeu: “não tenho proposta”, salienta.
O documento termina deixando um convite para Amazonino Mendes e demais candidatos a realizarem uma visita ao órgão e enfatiza que a falta de comprometimento e propostas com as pautas ambientais “favorece a grilagem de terras públicas, os desmatamentos e os incêndios criminosos”, finaliza.
- Fonte: O convergente
- Foto: Divulgação