Na quarta-feira, 28/9, a Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance, pouco antes da vice-presidente, Kamala Harris, dos EUA ir para uma visita à Seul, na Coreia do Sul
Os norte-coreanos lançaram um número recorde de mísseis neste ano. O serviço de inteligência da Coreia do Sul já alertou que o governo norte-coreano está muito perto de anunciar um novo teste nuclear.
O exército da Coreia do Sul informou que detectou “dois mísseis balísticos de curto alcance disparados a partir de Sunan, na capital Pyongyang”.
O Estado-Maior Conjunto de Seul afirmou em um comunicado que os militares do país reforçaram a vigilância e a supervisão, com um estado de alerta máximo em coordenação com os EUA.
A Guarda Costeira do Japão também alertou para o possível lançamento de um míssil balístico, com base em informações do ministério da Defesa do Japão, e pediu atenção às embarcações.
Os EUA condenaram os lançamentos, mas disseram que estão abertos a um diálogo com Pyongyang.
No domingo os norte-coreanos já haviam feito um teste.
Viagem de Kamala Harris
A Casa Branca afirmou que a visita de Harris é uma forma de ressaltar a importância da aliança com a Coreia do Sul. A viagem incluirá uma visita militarizada na fronteira entre Coreia do Norte e Coreia do Sul.
Seul é um aliado crucial de Washington, que mantém 28.5 mil militares no território sul-coreano para ajudar o país em sua proteção contra a Coreia do Norte.
EUA e Coreia do Sul alertam há vários meses que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, prepara um novo teste nuclear.
- Fonte: G1
- Foto: Jung Yeon-je