A disputa pelo Governo do Amazonas nas eleições deste será definida no dia 30 de outubro, em 2º turno, entre os candidatos Wilson Lima (União Brasil), atual governador, e o senador Eduardo Braga (MDB). A confirmação do 2º turno no Amazonas vem após mais de 96% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TRE-AM) neste domingo, 2/10. Amazonino Mendes ficou em terceiro lugar na disputa, com 18,93% dos votos, até o momento. A apuração ainda segue em andamento.
Wilson Lima ficou em primeiro lugar neste 1º turno, com 42,28% dos votos já apurados. Já Braga, está, até o momento, com 20,65% dos votos válidos. O atual governador do Estado era cotado nas pesquisas assumindo a liderança no pleito. Já Eduardo Braga tomou a vaga de Amazonino Mendes (Cidadania) nas urnas, uma vez que Mendes aparecia nas pesquisas eleitorais para estar na segunda colocação.
Perfis dos candidatos
Wilson Lima – É jornalista, político e atual governador do Amazonas, filiado ao União Brasil. Tornou-se conhecido ao apresentar o programa Alô Amazonas, da TV A Crítica. Elegeu-se ao Governo do Estado do Amazonas pelo Partido Social Cristão (PSC), ao qual foi filiado até março de 2022.
Lima iniciou sua trajetória política em 2012, quando filiou-se ao Partido Verde (PV), legenda em que permaneceu por quatro anos. Em 2016, mudou sua filiação para o Partido da República (PR), deixando a legenda para filiar-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) apenas um ano depois. Em 2018, porém, mudou de partido mais uma vez, filiando-se ao Partido Social Cristão (PSC) na qual concorreu ao Governo do Estado ainda no mesmo ano. Em 15 de março de 2018, decidiu disputar um cargo eletivo pela primeira vez ao lançar sua pré-candidatura para governador do Amazonas, vencendo o pleito naquele ano.
Eduardo Braga – Carlos Eduardo de Sousa Braga é um empresário e político brasileiro. Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), é senador pelo Amazonas. Dentre outros cargos, foi prefeito de Manaus, governador do Amazonas e ministro de Minas e Energia.
Iniciou sua carreira política aos 21 anos, como vereador de Manaus. Em 1986 foi eleito deputado estadual do Amazonas e em 1990 foi eleito deputado federal. Nos anos seguintes, Braga foi vice-prefeito de Manaus 1993-1994; prefeito 1994-1997 e governador do Amazonas por dois mandatos consecutivos, entre 2003-2007 e 2007-2010. Atualmente está no segundo mandato de senador da República.
Nota Oficial do Governo:
Com mais de 42% dos votos válidos nesse primeiro turno, o governador do Amazonas e candidato à reeleição, Wilson Lima (União Brasil), ao falar com a imprensa em coletiva na noite deste domingo, 2/10, reforçou o apoio à reeleição do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), e disse que pretende fazer uma campanha limpa.
Sobre as alianças em apoio a sua candidatura, Lima disse ainda ser cedo para dizer quem deve ou não formar uma “parceria” com ele na campanha do segundo turno.
“A gente ainda está finalizando o primeiro turno. Mas todos aqueles que estiverem dispostos a contribuir com esse projeto, que não é um projeto do governador Wilson Lima, não é um projeto do Tadeu de Souza, é um projeto do povo do Amazonas. Porque ninguém é governador por acaso. Eu só sou governador porque uma parcela significativa da população decidiu que assim seria. Eu devo satisfação ao povo do amazonas, então qualquer um que quiser participar do nosso projeto é bem-vindo”, disse.
Sobre a aliança e o apoio ao atual presidente da República, que também vai disputar o segundo turno das eleições a Presidência, Lima disse que vai seguir com o apoio, que segundo ele, tem sido dado desde o ano de 2019.
“Quem conheceu o governador Wilson Lima durante esse período sabe que eu não sou de roer a corda. Quando eu assumo um compromisso eu cumpro e eu vou até o final cumprir o compromisso político que acordei com todo mundo”, declarou.
Sobre a campanha, ele disse que pretende fazer uma campanha limpa, assim como fez no primeiro turno. “A nossa campanha no segundo turno não vai ser diferente do que a gente fez no primeiro turno não. A gente vai continuar trabalhando. Apresentando as nossas propostas. Uma campanha propositiva. Limpa como a gente fez no primeiro turno”, disse Lima.
- Fonte: O Convergente
- Foto: Divulgação