O ex-ministro das Finanças Rishi Sunak foi anunciado como o novo primeiro-ministro do Reino Unido nesta segunda-feira, 24/10. Sunak assume a vaga deixada pela britânica Liz Truss que renunciou aos postos de líder do Partido Conservador e de primeira-ministra do Reino Unido na quinta-feira,20/10
Rishi Sunak foi anunciado como o novo primeiro-ministro do Reino Unido depois que seu rival Boris Johnson desistiu da disputa e Sunak foi o único candidato a conseguir apoio suficiente nas eleições internas para líder do Partido Conservador.
Ele vai se tornar a terceira pessoa a assumir o cargo em menos de dois meses, e terá como principal tarefa a recuperação da estabilidade econômica e política do país.
Após o anúncio do resultado, Sunak conversou com parlamentares e declarou que a prioridade de seu governo será a estabilidade econômica, disse o deputado Iain Duncan Smith.
Em seu primeiro discurso, Rishi Sunak apontou erros cometidos pela sua antecessora, Liz Truss, e disse que decisões difíceis precisarão ser tomadas.
“Colocarei a estabilidade econômica e a confiança no centro da agenda deste governo. Isso significará decisões difíceis por vir”, disse o novo premiê. “Você me viu durante o covid fazendo tudo o que podia para proteger as pessoas. Eu prometo a você: trarei a mesma compaixão para os desafios que enfrentamos hoje”, acrescentou Sunak, que é membro do Parlamento britânico desde 2015.
Sobre Liz Truss, ele afirmou que os erros “não nasceram da má vontade ou de más intenções, muito pelo contrário”.
- Fonte: UOL
- Foto: Divulgação