O Teatro Amazonas é o protagonista da exposição fotográfica “Minha Cultura, Meu Maior Patrimônio”, que acontece no Palácio da Justiça, Centro, até janeiro de 2023. São 34 registros fotográficos realizados por 12 alunos dos ensinos Fundamental e Médio, da Escola Estadual Nathália Uchôa, que foram contemplados no edital “SBPC vai à Escola” da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
O objetivo do projeto é divulgar e estudar os patrimônios materiais da cidade de Manaus a partir da perspectiva artística, educação patrimonial e alfabetização científica, contribuindo para a valorização da cultura.
Representando a secretária Kuka Chaves, a secretária executiva do Interior, Ana Maria de Freitas, pontua que a exposição é uma forma positiva de incentivar os estudantes a praticarem a ciência.
“Estou aqui hoje prestigiando este evento maravilhoso que vem retratar a nossa cultura. Eles fizeram um trabalho de fotografia do Teatro Amazonas, hoje estão aqui fazendo a sua exposição e nós estamos aqui pra dar o incentivo a esse projeto, que é justamente para mostrar o trabalho que esses pequenos cientistas estão desenvolvendo aqui no estado do Amazonas, em especial, na nossa cidade de Manaus”, comenta a secretária.
Oficinas – Para a realização da exposição, foram realizadas reuniões, oficinas de fotografia, visitas técnicas a museus, ao Teatro Amazonas e a centros culturais da cidade, além de palestras com pesquisadores sobre patrimônio cultural, construção de jogos didáticos voltados ao tema e rodas de conversa sobre valorização da cultura.
A professora idealizadora do projeto, Denise Bezerra, descreve a trajetória do projeto até o evento de exposição fotográfica.
“A gente está vendo hoje a materialização do projeto, que é apenas um recorte de todas as etapas que aconteceram. Esse projeto iniciou em maio e terminou agora em outubro e é um projeto muito grandioso, que trouxe muito conhecimento para os alunos, muitos alunos nunca haviam entrado no Teatro Amazonas e esse projeto, com o financiamento da SBPC, só trouxe satisfação aos envolvidos”, afirma.
Exposição – A exposição “Minha Cultura, Meu Maior Patrimônio” ficará disponível para visitação no Centro Cultural Palácio da Justiça até janeiro de 2023, a expectativa é de que não apenas a comunidade escolar, mas os apreciadores artísticos também passem pelo espaço.
Theo Cristóvão, de 12 anos, estudante do 7° ano na escola Nathália Uchôa, que sonha em viajar o país fotografando os patrimônios culturais, descreve seus sentimentos em participar da iniciativa.
“Essa exposição está sendo muito importante para mim, porque é a minha primeira vez fazendo algo assim, está sendo emocionante, eu queria que as pessoas viessem aqui visitar porque está muito bonito”, convida Theo.
SBPC vai à Escola – Programa voltado para escolas estaduais e municipais de Ensino Fundamental e Médio, o programa tem como principal objetivo a realização de atividades de divulgação da ciência, de estímulo ao interesse pelo conhecimento científico e de fomento à criatividade das crianças, adolescentes e jovens.
Fonte: Da Redação com informações da assessoria de imprensa
Foto: DRANCE JESUS/SEDUC