Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo domingo, 20 de novembro, alunos do 8º período do curso de Psicologia do Centro Universitário Fametro realizam nesta sexta-feira, 18/11, uma roda de conversa com o tema “Psicologia, Negritude e Contemporaneidade”, a partir das 8h30 até às 11h30, no miniauditório da unidade 5, na avenida Constantino Nery, na zona Centro-Sul de Manaus.
A roda de conversa contará com a presença das psicólogas Johnson de Assis, presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP-20ª Região); Iranete Brito, que também é terapeuta de casais; Delta Cristina, e do ativista do movimento negro e presidente do Instituto Afro-Origem no Amazonas (Inaô), o jurista Christian Rocha.
O evento também contará com dinâmicas, apresentação de Maracatu e feijoada. O espaço é aberto ao público e a entrada é gratuita. Interessados podem comparecer ao local e entregar 1kg de alimento não perecível para participar.
O professor do curso de Psicologia da Fametro, Ênio Andrade, organizador do evento, afirma que o intuito é discutir o racismo estrutural na atualidade e as principais dificuldades que permeiam na sociedade.
“Reunimos três psicólogas negras para falar de suas vivências e analisar o momento que estamos passando agora no país. Lígia é presidente do Conselho Regional de Psicologia, Iranete é nossa egressa e Delta tem origem africana, e vai traçar um paralelo sobre o movimento na África e no Brasil. Já Christian vai esclarecer dúvidas sobre a legislação. Será um momento de troca de informações entre eles e os alunos”, informa Andrade.
Os alunos que participarem ganharão certificado de 10h complementares. “Apesar de ser em um ambiente acadêmico, é um evento aberto a todos que estiverem interessados”, ressalta o professor Ênio Andrade.
Consciência Negra
“O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, e faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.
- Fonte: Redação
- Foto: Divulgação / Ilustração: Neto Ribeiro