Uma das favoritas ao título da Copa do Mundo no Catar, a Argentina começou a competição da pior maneira possível. Apesar de Lionel Messi abrir o placar de pênalti, a Arábia Saudita virou o jogo e saiu com a vitória por 2 x 1. O duelo, ocorrido nesta terça-feira, 22/11, foi o primeiro do Grupo C do mundial, que ainda tem Polônia e México, que se enfrentam na tarde desta terça, às 13h (horário de Brasília), no Estádio 974, na capital Doha.
Foi a primeira vez que os Falcões Verdes, como é chamado o time da Arábia Saudita, estrearam com vitória em uma Copa. Nas cinco participações anteriores, foram quatro derrotas e um empate. A Argentina, por sua vez, não tropeçava na rodada de abertura de um Mundial desde 1990, quando perdeu para Camarões, por 1 a 0, na Itália.
O resultado negativo encerrou uma invencibilidade de 36 jogos oficiais da Argentina e impediu que a equipe sul-americana igualasse a maior sequência sem derrotas do futebol de seleções.
Apesar do revés, o jogo também foi histórico para Messi. Só por estar em campo, o craque se isolou como o argentino com mais Copas disputadas (cinco), além de igualar o ex-volante Javier Mascherano como segundo jogador do país com mais partidas em Mundiais (20), atrás somente do ídolo Diego Armando Maradona (21).
As seleções retornam a campo neste sábado, 26/11, pela segunda rodada. Os sauditas jogam às 10h, contra a Polônia, no Estádio Cidade da Educação, em Al Rayyan. Às 16h, novamente no Lusail, a Argentina mede forças com o México.
Demais jogos – Além da partida entre a Polônia e o México, o jogo que mais chama a atenção nesta terça é a da atual campeã França, que joga contra a seleção da Austrália, às 16h (Horário de Brasília), no Estádio Al Janoub pelo Grupo D. Sem poder contar no Catar com várias de suas estrelas, surge a dúvida se a equipe comandada pelo técnico Didier Deschamps conseguirá chegar ao bicampeonato após levantar o caneco na Rússia (2018).
Jogo de abertura e rodadas – O primeiro jogo da Copa aconteceu no domingo, 20/11, dia da abertura do mundial. Na partida o Equador venceu o Catar por 2 a 0. A vitória do Equador quebrou a invencibilidade dos países-sede nas estreias de Mundiais. Nunca uma seleção do país-sede havia perdido no primeiro jogo da competição, desde a primeira Copa do Mundo de 1930, no Uruguai.
Já na segunda, 21/11, a primeira das seleções favoritas, a Inglaterra, fez sua estreia na Copa do Mundo e confirmou todas as expectativas para o primeiro jogo, vencendo com facilidade o Irã, por 6 a 2.
Ainda na segunda, depois de ficar de fora da Copa do Mundo em 2018, a Holanda estreou no Catar vencendo a seleção de Senegal por 2 x 0.
Já os Estados Unidos e País de Gales, que fizeram a estreia pelo grupo B, empataram em 1 a 1, no jogo que ocorreu nessa nesta segunda-feira, 21, no Estádio Ahmad bin Ali.
Fonte: Da Redação com informações da Agência Brasil e R7
Fotos: REUTERS/Hannah Mckay // Marko Djurica