A Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai escolher o novo presidente da Casa Legislativa no próximo dia 5 de dezembro. Um dos candidatos à Presidência, o vereador Caio André (PSC), já recebeu o apoio de, pelo menos, 20 vereadores. Entre os nomes que apoiam a candidatura de Caio André está o ex-líder do prefeito David Almeida (Avante) na CMM, o vereador Marcelo Serafim (Avante).
“Eu, como vereador da Casa, como alguém que transita muito bem dentro da Casa, tive a oportunidade de conhecer várias pessoas, entre elas um que se destacou bastante e que eu tenho um carinho enorme e muita honra e orgulho de tê-lo como amigo. Que é o vereador Caio André. Então nessa eleição, eu entendo que o melhor nome para poder fazer um belo trabalho, estando atuante dentro da Câmara e dando tudo aquilo o que ele merece é o nome do vereador Caio André”, disse o vereador ao declarar seu voto.
A chapa de Caio André terá como primeira vice-presidente a vereadora Yomara Lins (PRTB), que divulgou um vídeo em suas redes sociais, nesse domingo, 27/11, anunciando a candidatura e pedindo apoio aos colegas.
“Eu quero declarar o meio apoio ao vereador Caio André e peço apoio a todos os colegas. Estamos juntos”, disse a parlamentar.
O vereador Amom Mandel (Cidadania), eleito deputado federal para gestão de 2023, também declarou apoio ao parlamentar. “O vereador Caio André foi o primeiro e único candidato à presidência a aceitar e responder aos compromissos propostos para a próxima gestão da Câmara Municipal de Manaus. Por esse motivo, anuncio que terá o meu apoio nessa disputa. Indico também a todos os vereadores o nome dele”, disse Mandel por meio das redes sociais.
O candidato à Presidência da CMM em resposta agradeceu. “Obrigado pela confiança, meu deputado! Reafirmo aqui todos os meus compromissos assumidos”, afirmou Caio André.
Mais apoios
Até a manhã desta segunda-feira, 28/11, pelo menos 18 vereadores já haviam declarado publicamente o voto no vereador. O número, conforme a assessoria de imprensa de Caio André, pode ser ainda maior e será divulgado em breve.
A maioria fez diversas publicações em suas redes sociais, como o vereador Antônio Peixoto.
“Estou aqui ao lado do meu querido vereador Caio André para declarar o meu apoio e o meu voto para Caio o próximo presidente da câmara municipal do biênio 2022-2024. Caio pode contar com a gente e desejo a você que Deus te abençoe e que você faça um excelente mandato para o bem da cidade de Manaus, um forte abraço”, declarou Peixoto.
O vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) também anunciou apoio à candidatura de Caio André para à Presidência da CMM em suas redes sociais, nesse domingo, 27/11.
“A toda sociedade manauara e à classe política eu, vereador Capitão Carpê, anuncio meu apoio ao meu parceiro Caio André, que será o novo presidente da Câmara Municipal de Manaus. Ele tem demonstrado competência, é um cara probo e íntegro e fará uma boa gestão na Câmara no próximo biênio”, disse o parlamentar.
Além de Yomara Lins, Marcelo Serafim, Amom Mandel, vereador Antônio Peixoto e Capitão Carpê, também declaram apoio ao parlamentar os vereadores: Márcio Tavares (Republicanos), João Carlos (Republicanos), Daniel Vasconcelos (PSC), Allan Campelo (PSC), Thaysa Lippy (PP), William Alemão (Cidadania), Bessa (Solidariedade), Ivo Neto (Patriota), Diego Afonso (UB), Everton Assis (UB), Raiff Matos (DC), Lissandro Breval (Avante), Rosivaldo Cordovil (PSDB), Jaildo Oliveira ( PCdoB ) e Professora Jacqueline (União Brasil).
Histórico
O vereador Caio André é da base do prefeito David Almeida e atualmente é presidente regional do Partido Social Cristão (PSC), legenda de base do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil).
Caio André tem mais de 10 anos de vida pública dedicada ao esporte de Manaus. Em 2009 foi gerente de Esportes, na Secretaria Municipal de Esportes. No ano seguinte assumiu o cargo de diretor do Departamento de Desporto da mesma secretaria e em 2011 atuou como assessor jurídico.
Foi também Conselheiro Municipal de Esportes 2011/2012 e retornou à Secretaria Municipal de Esportes nos anos de 2012 e 2013 como diretor-executivo, chegando ao cargo de subsecretário Municipal de Esportes, em 2014.
Na esfera estadual, atuou como assessor jurídico da extinta Secretaria Estadual de Juventude Esporte e Lazer, em 2017, depois como secretário Estadual de Juventude Esporte e Lazer, em 2019.
Posteriormente, Caio André se diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), cargo que exerceu até se afastar para a campanha política que o elegeu vereador em 2020.
- Fonte: O Convergente
- Fotos: Divulgação / Ilustração: Neto Ribeiro