O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse nesta sexta-feira, 2/12, que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, acredita em uma solução diplomática e está aberto para negociar um possível acordo de paz com a Ucrânia. A guerra entre os dois países já dura quase dez meses e desde então não houve nenhum tipo de negociação para o cessar-fogo em definitivo.
“O presidente da Federação Russa sempre foi, é e continua aberto a negociações para garantir nossos interesses. A maneira mais preferível de atingir nossos interesses é por meios pacíficos e diplomáticos”, disse.
Peskov anunciou a disposição do líder russo a jornalistas depois de ser perguntado sobre a fala de Joe Biden. O presidente dos EUA disse, na quinta-feira, 1º/12, que poderia conversar com Putin se ele estivesse buscando meios de acabar com a guerra.
Biden também afirmou que só fará isso depois de consultar outros integrantes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
As declarações foram dadas durante a visita do presidente francês, Emmanuel Macron, aos Estados Unidos. Os dois líderes afirmaram que responsabilizarão a Rússia pela guerra. Também asseguraram que apoiarão a Ucrânia “pelo tempo que for necessário”.
Segundo o porta-voz do Kremlin, a recusa dos Estados Unidos em reconhecer os quatro territórios ucranianos anexados como russos dificulta a busca por um acordo. Peskov afirmou ainda que a Rússia não se retirará da Ucrânia.
- Fonte: Poder360
- Foto: Divulgação / Kremlin