Nesta quarta-feira, 7/12, o Google publicou sua retrospectiva com os assuntos que mais cresceram nas buscas no Brasil em 2022. Entre os acontecimentos, estão as Eleições, a Copa do Mundo e a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Dos três, o termo “Eleições 2022” foi o que teve a maior alta neste ano. Outras buscas relacionadas à disputa eleitoral também se destacaram, como “Protesto dos caminhoneiros”, “Bolsonaro Pronunciamento”, “Lula” e “TSE”.
As chuvas em Petrópolis no início de 2022, a morte da Rainha Elizabeth II e a varíola dos macacos também estiveram entre os acontecimentos em alta no buscador.
Segundo o Google, a lista mostra os termos que tiveram o maior aumento de interesse neste ano em comparação com o ano anterior. Por isso, a empresa esclarece que “não é correto afirmar que os termos da lista foram os mais pesquisados do ano”.
Outros assuntos – Na retrospectiva tradicional do buscador, a empresa mostrou também quais temas relacionados a personalidades, músicas, eventos e tutoriais mais ficaram em alta pela web em 2022.
O Google também destacou os memes mais relevantes de 2022. No Brasil, os mais pesquisados são “Bora Bill meme”, “Flork meme”, “Lula meme”, “Mia Khalifa cloroquina meme” e “Will Smith meme”.
Na categoria de “Personalidades”, os políticos foram os mais pesquisados pelos brasileiros. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a lista, seguido por Klara Castanho e Rodrigo Mussi. Roberto Jefferson e o presidente Jair Bolsonaro (PL) ocupam o quarto e quinto lugar, respectivamente.
Simone Tebet, Alexandre de Moraes e Padre Kelmon também estão no ranking, que é completado por Chris Rock – após o tapa de Will Smith no Oscar.
Buscas pelo mundo – Os temas mais procurados pelo mundo, por outro lado, ressaltam tendências internacionais de busca pela web. Os tópicos mais procurados do planeta foram “Wordle”, “Índia contra Inglaterra”, “Ukraine”, “Queen Elizabeth” e “Índia contra África do Sul”.
Fonte: G1 e UOL
Fotos: Divulgação/ Capa: Neto Ribeiro