A junção do esporte aliado aos estudos sempre se mostrou como uma excelente combinação e que traz resultados excelentes aos estudantes que praticam alguma modalidade esportiva. E isso pode ser visto na equipe de estudantes-atletas do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), em Lábrea, durante a realização dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), na etapa nacional, em São Paulo.
Além da boa atuação em setembro na etapa estadual (JIFAM), realizada em setembro na capital Manaus e que permitiu a classificação dos alunos para a nacional, os esportistas do IFAM de Lábrea marcaram na história o nome da instituição, trazendo na bagagem de volta o troféu de campeão geral feminino; o troféu de 3º lugar geral masculino e medalha de bronze no revezamento 4x100m masculino, no atletismo. Outro destaque foi a equipe de voleibol, em que os estudantes trouxeram a medalha de ouro para o Estado, vencendo a equipe do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
Os Jogos dos Institutos Federais foram realizados entre os dias 28 de novembro a 2 de dezembro, na cidade de São José do Rio Preto (SP), e contou com a participação de equipes das instituições federais de todo o país, vencedoras, respectivamente, dos seus estados e classificadas para a etapa nacional.
O professor de Educação Física e responsável pela delegação de Lábrea, Jameson Solimões da Silva, fala da satisfação dos alunos ao serem destaque nos jogos nacionais e de como as atividades do projeto esportivo são feitas.
“A satisfação deles [alunos] é porque representar a instituição no primeiro momento no JIFAM já é uma disputa bem grande dentro do próprio campus para ver quem vai concorrer a essas vagas. Então pra concorrer a gente prioriza alunos que estejam frequentando e participando das aulas, a gente tenta acompanhar eles pra dar uma orientação para que eles não foque só na questão esportiva e sim num ambiente de sala de aula também. Então já é uma seleção um tanto quanto grande e a gente treina desde o início do ano”, disse o educador.
Preparo dos atletas
O professor explicou que em Lábrea eles trabalham dentro do campus e a questão dos projetos esportivos eles surgem como uma oportunidade para que os alunos tenham um momento de recreação, lazer ou uma outra atividade, além do ensino regular em sala de aula. Jameson Solimões destacou que além das disciplinas regulares da base comum, os alunos têm outras disciplinas que variam de acordo com a área, o eixo técnico que eles frequentam, seja agropecuária, informática, administração ou recurso pesqueiro.
“A gente oferece os projetos e a gente cobra que eles frequentem as salas de aula, as aulas regulares, que eles participem dos atendimentos, que é quando um aluno solicita do professor ou o professor solicita que a turma frequente um horário diferente da sua aula para sanar dúvidas, esclarecer, melhorar o rendimento da turma ou do aluno específico. Então a gente faz essa cobrança. A gente também conversa com os outros professores do setor pedagógico para que em qualquer necessidade eles possam acionar a gente pra que a gente dentro das nossas possibilidades intervenha. Já que a atividade física é uma coisa que eles gostam bastante, eles nos ouvem e eles respeitam bastante nossas posições”, ressaltou Jameson Simões.
Apoio familiar e comunitário
Jameson também destacou que o apoio familiar foi importante durante a competição.
“À medida que as competições vão acontecendo, a gente vai participando delas. Então gera uma expectativa muito grande até por parte dos alunos para concorrer a essas vagas, participar dos treinamentos e no final ser selecionado, e quando a gente conseguiu ganhar lá em Manaus foi algo muito importante, porque foi a primeira vez que a gente conseguiu.
O projeto já acontece há cinco anos e depois quando a gente conseguiu ser classificado lá para etapa nacional, os alunos que saíram daqui estavam extremamente empolgados porque para alguns foi até a primeira vez que conseguiram sair estado”, disse Jameson ressaltando que todo o município e principalmente os familiares apoiaram os atletas nessa ida até São Paulo.
Confira mais detalhes:
- Fonte: Redação
- Fotos: Divulgação / IFAM