A seleção argentina de futebol se consagrou a campeã do mundial nesse domingo, 18/12, vencendo a seleção da França nos pênaltis por 4 gols a 2, levando para casa a taça da Copa do Mundo do Catar, neste ano, e assegurando o tricampeonato na competição. Fazia 20 anos que um time sul americano não ganhava a competição, desde o penta do Brasil em 2002
Além disso, a Argentina teve três de seus jogadores escolhidos pela (Fifa) como os melhores do mundo, entre eles: Lionel Messi, como o melhor jogador do mundial(Craque da Copa); Enzo Fernandez, melhor jogador jovem (Revelação) e ainda teve o melhor goleiro da competição, Dibu Martínez, que ganhou o prêmio “Luva de Ouro”.
Já o atacante francês, Mbappé, ficou com o Prêmio “Chuteira de Ouro”, levando a artilharia do mundial, com oito gols marcados ao longo do mundial.
A partida entre Argentina e França foi realizada no Estádio Lusail e a seleção argentina finalizou o primeiro tempo vencendo a França por dois gols, um deles marcados por Messi, de pênalti, e o segundo por Di María, em um contra-ataque. Os gols da França vieram no segundo tempo e foram marcados por Mbappé, um de pênalti e num “sem-pulo” da grande área, que levou o jogo para a prorrogação.
Prorrogação
Messi abriu o placar da prorrogação aproveitando rebote de Lloris em chute violento de Lautaro, porém, Mbappé marcou novamente de pênalti e levou a disputa para os pênaltis.
Cobrança de pênaltis
O goleiro argentino, Dibu Martínez, foi a grande estrela durante as cobranças de pênalti, defendendo duas delas, a Argentina fez 4 a 2 e conquistou o torneio.
Messi e Mbappé converteram suas cobranças. Os companheiros do camisa 10 da Albiceleste fizeram o mesmo. Os franceses desperdiçaram com Coman e Tchouaméni. Coube a Montiel a cobrança derradeira para o tricampeonato argentino.
Despedida
Decisivo na partida final contra a França, Messi terminou a sua última disputa na competição com 7 gols, somando 13 gols em todas as copas que participou. O jogador de 35 anos se despediu das Copas do Mundo em sua melhor fase e ainda passou o recorde que até então era de Pelé, com 12 gols em Mundiais.
Seleção revelação
Embora a seleção do Marrocos tenha ficado na quarta colocação na Copa do Mundo, ela foi um dos destaques deste mundial, uma vez que foi a primeira vez que uma seleção africana e árabe chegou em uma semifinal de Copa, vencendo as representantes europeias, seleção de Portugal (semifinal) e também mandando para casa a Espanha, nas quartas de final.
Resultado da Competição
Com o término da Copa do Mundo neste domingo, o resultado final do mundial ficou da seguinte forma:
- Campeã: Argentina
- Vice-campeã: França
- 3º lugar: Croácia
- 4º lugar: Marrocos
Veja o quadro dos resultados:
Veja o quadro dos melhores jogadores do mundo:
- Fonte: Da Redação com informações Lance e Terra
- Foto: Divulgação