O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, viaja aos EUA e será recebido na Casa Branca e no Congresso americano. Ele aterrissou em Washington na tarde desta quarta-feira, 21/12, em sua 1ª viagem internacional desde que seu país foi invadido pela Rússia, em fevereiro deste ano.
O avião transportando o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou agora à tarde a Washington, nos Estados Unidos, informou o governo norte-americano, por volta das 14h30 no horário de Brasília.
Nos EUA, o presidente ucraniano se reuniu com Joe Biden. Depois, ele dará uma entrevista coletiva e falará aos congressistas. Biden deve anunciar um pacote bilionário de ajuda militar à Ucrânia que inclui o sistema de mísseis Patriot.
Trata-se de uma poderosa arma de defesa antiaérea para fazer frente aos bombardeios russos. O acordo de colaboração prevê treinar as tropas ucranianas para usá-la
Em um aperto de mãos histórico, Zelensky encontrou Biden após chegar aos EUA. Foi o primeiro compromisso do presidente ucraniano após chegar aos EUA. Ele ainda dará entrevista coletiva e falará a congressistas.
O líder ucraniano foi direto a uma instalação do governo dos Estados Unidos, de onde esperará para seguir para os seguintes compromissos:
- Ele se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden;
- Após a reunião, ambos darão uma entrevista coletiva à imprensa;
- Na sequência, o ucraniano seguirá ao Capitólio – o prédio do Congresso dos Estados Unidos – onde discursará durante uma reunião conjunta da Câmara dos Deputados;
- Todos os eventos acontecerão ainda nesta quarta-feira.
- Fonte: g1
- Foto: Leah Millis / Reuter