quinta-feira, novembro 21, 2024

Luto – Morre o ‘Rei do Futebol, Pelé, aos 82 anos em São Paulo

O ex-jogador de futebol que se tornou ídolo do esporte no mundo inteiro e que imortalizou a “camisa 10” da seleção brasileira, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu nesta quinta-feira 29/12, aos 82 anos. Pelé se tratava de câncer e estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o último 29 de novembro.

O ícone do Santos e da seleção brasileira, que ganhou o apelido de “Rei do Futebol” e é considerado um dos maiores atletas da história.

Pelé deu entrada no hospital para reavaliar o tratamento quimioterápico de tumor no cólon diagnosticado em setembro de 2021, mas novos exames identificaram uma infecção respiratória no ex-jogador.

No último boletim médico, divulgado no dia 21/12, o Hospital declarou que Pelé teve uma piora em seu estado de saúde com “progressão da doença oncológica”. Por meio de seu perfil no Instagram, Kely Nascimento, uma das filhas do “Rei do Futebol”, afirmou no dia que a família suspendeu a celebração de Natal em casa e iria passar a data comemorativa no hospital com o pai.

Pelé deixa 7 filhos: Kelly Cristina, Jennifer, o também jogador Edinho, Joshua, Celeste, Sandra Regina Machado e Flávia Kurtz.

Na seleção brasileira, o ex-jogador conquistou o tricampeonato em Copas do Mundo realizadas em 1958, 1962 e 1970.

Durante a realização do Mundial deste ano, no Catar, Pelé recebeu diversas homenagens, inclusive de outros países. Os brasileiros também deixaram suas homenagens a Pelé registrada em faixa estendida depois da vitória por 4 a 1 sobre a equipe da Coreia do Sul em 5 de dezembro, pelas oitavas de final

Vida e carreira

Pelé nasceu em 23 de outubro de 1940 na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, Edson Arantes do Nascimento era filho de jogador profissional. Seu pai, João Ramos do Nascimento, era atacante. Chegou a fazer um jogo-teste pelo Atlético Mineiro, mas saiu com o joelho lesionado.

Dondinho, como era conhecido o pai de Pelé, rodou por clubes de pouca expressão e se mudava frequentemente. Levava a família para a cidade onde conseguia contratos.

A entrada de Pelé no futebol foi em Bauru, no interior de São Paulo, quando o pai jogava pelo BAC (Bauru Atlético Clube). O talento do então menino Edson chamou a atenção e o clube o colocou para treinar na equipe infanto-juvenil (sub-16). Ele tinha 10 anos.

O então garoto ganhou o apelido de “Gasolina” (porque é bom e barato, dizia-se na época) e também um lugar no Baquinho, como o time era conhecido. O desempenho de Pelé impulsionou a fama local da equipe.

Depois, foi aceito pelo Santos Futebol Clube em 1956. O 1º gol como jogador profissional de Pelé foi em 7 de setembro daquele ano. O time do litoral paulista era modesto. Só passaria a ser mundialmente conhecido anos depois, graças à geração de jogadores que seria liderada por Pelé

Pelé começou a treinar na equipe profissional do Santos aos 15 anos. Com 16, foi convocado pela 1ª vez pela seleção brasileira. “Eu era apenas um garoto de 16 anos com um sonho. Entrei no segundo tempo e tive a felicidade de fazer meu primeiro gol pelo Brasil já naquela partida. Essa é uma emoção que eu jamais vou esquecer”, escreveu em um post no Instagram.

Depois de se destacar pela equipe da Baixada Santista, começou a ser chamado para jogar pela seleção brasileira. Aos 17 anos, em 1958, fez 6 gols na Copa do Mundo da Suécia e ajudou a equipe a ganhar seu 1º título mundial. Aquela também foi a 1ª vez que uma seleção vencia o torneio em uma sede fora de seu continente.

Pelé marcou 1.282 gols em 1366 partidas, entre jogos oficiais e amistosos. Ninguém fez mais gols que ele pela seleção brasileira: foram 77 em 92 partidas.

O milésimo gol de Pelé foi em 19 de novembro de 1969, em uma cobrança de pênalti. A partida foi realizada no Maracanã contra o Vasco e terminou com vitória santista por 2 a 1.


  • Fonte: g1 e Poder360
  • Fotos: Divulgação / Capa: Neto Ribeiro

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias