A crise humanitária que assola o povo Yanomami, levando crianças à morte por desnutrição, fez com que os bois bumbás de Parintins Caprichoso e Garantido, se unissem, pela primeira vez, em uma ação que tem como objetivo arrecadar dinheiro, mobilizando as galeras das duas nações, assim como a sociedade em geral.
Há mais de 100 anos, os protagonistas da festa, levam para o bumbódromo clamores pela preservação e divulgam a importância de cuidar não só da floresta, como também dos povos que nela vivem. Utilizando a visibilidade e o poder que ambos têm para divulgar temas importantes de algo que acontece próximo, como a Terra Indígena Yanomami, que abrange estados do Amazonas e de Roraima, onde fica localizada a cidade mais indígena do país, São Gabriel da Cachoeira.
Inclusive um destaque na nota, foi a presença de Davi Kopenawa em Parintins, no ano de 2019, onde naquele ano já estava fazendo denúncias do que estava acontecendo com os Yanomami. Hoje infelizmente é possível ver o resultado daquelas problemáticas que só se agravaram com o passar dos anos, resultando no colapso de doenças e da mortalidade infantil.
Foi criada uma plataforma que irá receber os donativos, onde os bumbás assumiram o compromisso de prestar contas do valor, assim como da destinação dos produtos que serão repassados para os Distritos Sanitários. Os valores começam em R$5,00 e como ambos ressaltaram, todo valor é essencial. A campanha está hospedada na plataforma APOIA-SE e pode ser acessada no link https://apoia.se/yanomami.
Assista aqui o vídeo da campanha
Campanha #SOSYanomami
- Por July Barbosa.
- Foto:Divulgação.
- Ilustração: Neto Ribeiro.