Na tarde desta sexta-feira (27/01), em Brasília, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PL), junto dos presidentes dos bois Jender Lobato, Caprichoso e Antônio Andrade, Garantido, e o diretor das relações governamentais da Coca-Cola, Victor Bicca, se encontram para confirmar os patrocínios para o 56° Festival Folclórico de Parintins.
O maior teatro a céu aberto do mundo, não fomenta somente a economia local do município de Parintins, mas também de todo o Estado. Conhecido por levar para a arena do bumbódromo, questões importantes como o desenvolvimento sustentável, as questões fundamentais da Amazônia e a preservação da floresta.
As datas para o festival já haviam sido anunciadas para os dias 30 de junho, 01 e 02 de julho, porém o anúncio oficial será feito em março na capital do Estado. Agora com a renovação dos patrocínios, as agremiações podem dar início a preparação do espetáculo, uma que ambos já anunciaram os temas que irão defender, Caprichoso – O Brado do Povo Guerreiro e Garantido – Amor Por Toda Vida.
Há 26 anos a Coca-Cola é uma das principais patrocinadora, sendo Parintins o único lugar no mundo, onde a empresa tradicionalmente vermelha, muda a cor de sua logo para azul, para se adequar a festa que tem com uma de suas principais características uma rivalidade forte entre as cores dos bois. A empresa investe sempre com o intuito de fortalecer o desenvolvimento da região, assim como diminuir as igualdades sociais.
Ações do Governo em Parintins
O governador anunciou ainda, que o Estado tem como objetivo divulgar um festival ainda mais sustentável, esses anos já estiveram presentes na edição de 2022, quando foi criada uma gincana entre as galeras, historicamente rivais, com a coleta de matérias recicláveis, ao final das 3 noites foi divulgada qual das nações havia coletado mais. Este ano, o envolvimento do público será maior.
Wilson Lima fez questão de reafirmar o compromisso fechado com o Festival de Parintins, de promover criação de emprego e renda, além de claro, a alta contribuição do turismo o ano todo, mas principalmente durante a semana de festa. Outra ação será a inspeção no bumbódromo, que passou por uma grande reforma ano passado.
O que esperam os parintinenses?
Ouvimos duas parintinenses que falaram sobre suas expectativas para o festival desse ano, depois de um retorno pós pandemia memorável, a universitária Analu Medeiros, 24, falou “eu quero que seja um belíssimo espetáculo, já estou ansiosa para junho, para ver Garantido e Caprichoso na arena, ver o quanto tem dedicação naquelas apresentações, amor, que os turistas que vem pra cá, possam ir com um gostinho de quero mais, porque a presença deles enriquece a economia do nosso município. Espero que o festival seja lindo e claro, que todos trabalhem com segurança, para que todos saiam ganhando de alguma forma, ganha Garantido, Caprichoso, as pessoas que vem assistir, todo mundo sai ganhando, isso é o importante”.
A jornalista Thalia Assis, 25, também falou da ansiedade para estar na ilha no mês de junho, confira:
- Por July Barbosa.
- Foto: Divulgação.
- Ilustração: Neto Ribeiro.