domingo, julho 7, 2024

Tecnologia – “Barco Voador” para ser utilizado na região amazônica é desenvolvido pelo ITA

Veículo será utilizado inicialmente na região como solução logística.

Em São José dos Campos, interior de São Paulo, pesquisadores do Instituto Tecnólogo de Aeronáutica (ITA), estão criando um tipo de ‘Barco Voador’, esse tipo de aeronave é um veículo inédito no Brasil, o objetivo é que ele decole e pouse sobre os rios. Seu protótipo será testado na Amazônia, levando cargas e transportando pessoas.

O barco voador, como explicou Lucas Guimarães, 28, co-fundador da AeroRiver, a startup responsável por esse projeto, funcionará a combustão utilizando gasolina, pois como foi pensado, inicialmente, para operar na região amazônica, é de conhecimento que a área é carente de estações de abastecimentos de aeronaves.

Tecnicamente chamado de ‘Veículo de Efeito Solo’, sobrevoará a 5 metros do nível da água, se tornando mais eficiente e econômico do que uma aeronave tradicional, até 40%. Isso se deve ao efeito solo, que resumidamente seria, o fenômeno que reduz a força gerada ao movimento do avião, este atrito, se torna maior quando o avião está a uma altura acima de 5 metros.

O protótipo está apenas um sexto do tamanho original do veículo, que terá capacidade de transportar 1 tonelada de carga ou até 10 pessoas. A velocidade poderá chegar a 150k/hora, acelerando as viagens sobre os rios, que normalmente duram horas e até dias, dependendo da localidade.

Ideia de amazonenses

Lucas Guimarães, teve a ideia de o barco voador, junto com outros amigos, também amazonenses como ele, que conhecem a realidade do transporte local, como explica ele, “A região amazônica tem um problema logístico como um todo, sendo deficitária em termos logísticos. O transporte é feito majoritariamente por barcos e a cadeia logística acaba ficando comprometida por se tratar de um transporte lento. Isso impacta diretamente na economia no geral e os negócios locais não conseguem se desenvolver”.

A solução mais óbvia seria aviões, porém com aeroportos muitas vezes precários e longas distâncias entre as cidades, deixando o projeto mais caro. Visualizando que há em toda região, longos rios, Lucas completa, ‘Estamos utilizando o barco voador para resolver o problema logístico da água. Ele decola e pousa na água, logo não precisa de aeroporto, contando apenas com os rios. ”


  • Por July Barbosa, com informações do G1.
  • Foto: Divulgação.
  • Ilustração: Neto Ribeiro.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias