Na manhã desta quarta-feira (1), os 21 senadores e 513 deputados federais foram empossados na cerimônia que ocorreu ás 10h na câmara dos deputados, em sessão no plenário Ulysses Guimaraes, eleitos na 57º legislatura (2023-2027). Ás 16h está prevista a sessão para a escolha do novo Presidente da Câmara, e para a composição da Mesa Diretora para o biênio 2023-2024.
O advogado e economista Átila Lins (PSD-AM) deu início nesta quarta-feira (1º) ao seu nono mandato como deputado federal pelo estado do Amazonas. Eleito para a Câmara dos Deputados pela primeira vez em 1991, já foi filiado ao PPS, PMDB, PSD, PP e, atualmente, está no PSD.
“É muito envaidecido por ser o decano da Câmara por 9 mandatos e agradeço ao Amazonas que me mandou para Brasília e dizer que eu faço um paralelo do meu primeiro mandato em noventa e terminou em noventa e quatro e esse último de 2018-2023, eu espero que essa nova legislatura, seja a legislatura diferente até para melhorar para voltar os debates”, afirmou Lins.
Dentre a nova composição da bancada federal na Câmara, quatro vão estrear em Brasília. Entre os quatro estreantes – Adail Filho (Republicanos), Amom Mandel (Cidadania), Fausto Júnior e Saullo Vianna, ambos do União Brasil.
Amom é o mais jovem, com 22 anos. Não terminou seu primeiro mandato de vereador de Manaus, eleito em 2020, e foi alçado a uma vaga na Câmara dos Deputados.
Fausto Jr, 30 anos e, Saullo Vianna, 38 anos também estão estreando em Brasília. Ambos foram eleitos deputados estaduais em 2018 e, na eleição de 2022, em vez de tentar a reeleição dos respectivos mandatos arriscaram uma vaga para federal.
O Deputado eleito e empossado mais jovem e o mais votado do Estado do Amazonas, Amon Mendes, falou sobre os seus ideais usados na política para se aproximar da sociedade.
“A quantidade de câmaras que servem para aproximar a população dos deputados federais e isso me remete a uns dos principais ideais que eu carrego no mandato que é o da participação popular no meu mandato, eu utilizo as redes sociais como uma forma de ajudar legitimar, sempre me comunicando com os leitores e submetendo as minhas decisões, projetos de leis, ao crivo da avaliação deles, submeto também cada ação de fiscalização. ”, enfatizou Mandel.
Durante a cerimônia as Deputadas e Deputados Federais são chamados para prestar o juramento por estado e Distrito Federal, na ordem regimental e em cada unidade federativa na sucessão alfabética dos nomes parlamentares, com as respectivas legendas partidárias, como determina o regime interno.
Termo de compromisso:
Ao fazerem o juramento de posse, os deputados vão se comprometer a:
“Manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.
A única vaga no Senado que estava em disputa nesta eleição foi reconquistada por Omar Aziz, que renovou seu mandato por mais 8 anos. Com Sidney Leite, na Câmara, e Eduardo Braga, Omar Aziz compõe a base aliada do governo Lula. A legislatura que começa hoje vai até 1º de fevereiro de 2027. No caso de Omar, até 1º de fevereiro de 2031.
Em seguida, ás 16h é o início da sessão destinada para a eleição dos deputados que irão compor a Mesa Diretora. O andamento das eleições é coordenado pelo deputado mais idoso com maior número de legislatura. A votação só iniciará quando houver pelo menos 257 deputados no Plenário. A votação é secreta e é realizada em cabines eletrônicas. A apuração é realizada por cargo, começando pelo Presidente da Câmara, para ser eleito o candidato precisa da maioria absoluta dos votos.
- Por Kalinka Vallença.
- Foto: Divulgação.
- Ilustração: Marcus Reis.