Na próxima quinta-feira, (02), o Brasil começará a utilizar o sistema de presidencialismo, criado no país, que consiste em o chefe do executivo brasileiro, antes de tomar alguma decisão relevante para o país, precisa antes entrar em consenso com dois primeiros-ministros, no caso, os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados.
Além do fato do chefe de estado ter que dividir seu poder, o perfil da bancada que foi eleita na última eleição, pode ser definida como centro-direita, junto da questão de baixa popularidade que o presidente vem enfrentando, o problema a ser enfrentado é a oposição forte que está formada.
Hoje quarta-feira (01), será a eleição onde os principais cargos em disputa, pelo mandato de dois anos, são os de Presidentes das Casas, que atualmente são, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Senado, Arthur Lira (PP-AL), da Câmara, despontam como nomes favoritos para a recondução dos trabalhos.
A votação é secreta e contém muita coisa em jogo, pois é responsável pela distribuição dos cargos na Mesa e nos comandos das comissões técnicas no Congresso.
- Por July Barbosa, com informações do G1.
- Foto: Divulgação.
- Ilustração: July Barbosa.