sábado, outubro 5, 2024

Saúde – Recomendações que devem ser seguidas após a cirurgia bariátrica

A bariátrica é um procedimento seguro, mas é preciso cuidados pós-cirurgia para evitar complicações e efeitos colaterais

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), assinou, nesta sexta-feira (03/02), contrato que garante realização de 48 cirurgias bariátricas para pacientes da rede pública de saúde na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), ao longo deste ano. O procedimento é realizado no tratamento da obesidade mórbida, não sendo um procedimento estético e sim questão de saúde pública.

De acordo com o secretário de Saúde e médico, Anoar Samad, 48 pacientes serão operados por ano na unidade de saúde, que é referência em cirurgias no Amazonas. Ele destaca que trazer a realização deste procedimento cirúrgico para a rede pública do Amazonas garantirá qualidade de vida para a população que precisa.

“Importante também que a população do SUS (Sistema Único de Saúde) tenha acesso a esse tipo de cirurgia. Uma cirurgia que revolucionou o tratamento da obesidade mórbida e logo depois também tem muita aplicação nos distúrbios metabólicos como diabetes, por exemplo,”, esclareceu o titular da SES.

Procedimento

A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para reverter casos de obesidade grau 3. Ela ficou conhecida como “redução do estômago” porque muda a anatomia original do órgão e reduz sua capacidade de receber alimentos. No Brasil, são realizadas cerca de 65 mil cirurgias por ano, sendo 54 mil pela saúde suplementar (convênio) e 11 mil pelo sistema público de saúde.

Assim como toda cirurgia, a bariátrica exige uma série de cuidados após sua realização. Então, o portal Manaós separou algumas das principais recomendações:

Dieta após a cirurgia bariátrica – Geralmente, os pacientes se alimentam com uma dieta líquida e fracionada logo no primeiro dia após a cirurgia, para que se adaptem. E, aos poucos, com orientação de um nutricionista, do cirurgião e do clínico, alguns alimentos vão sendo adicionados à dieta. A fase líquida dura de 7 a 10 dias e, então, a passa para a próxima fase, a pastosa. E entre 25 a 30 dias, o paciente pode voltar a ingerir alimentos sólidos.

Cuidados com a alimentação – Após a cirurgia bariátrica, há uma série de cuidados alimentares que são necessários durante toda a vida. Nos primeiros meses depois da cirurgia, a pessoa costuma estar bastante motivada e seguir as orientações corretamente e, portanto, perder peso com facilidade.

Exercícios – O exercício físico é muito importante no período após a cirurgia, para alcançar o resultado esperado. Lembramos que a maior parte do peso é perdida após a cirurgia.

Acompanhamento psicológico – Muitas pessoas têm problemas psicológicos e emocionais por conta do sobrepeso, um pode ser consequência do outro. E não é garantia de que eles vão acabar após a cirurgia bariátrica. O acompanhamento de psicólogos e psiquiatras antes e depois da bariátrica é essencial.

A finalista do curso de Jornalismo e editora de imagens na Emissora Rede Amazônica, Raquel Mar, realizou a cirurgia no ano de 2020, quando tinha 19 anos, pelo Sistema privado. A universitária contou sobre a sensação pós-cirurgia e os cuidados que precisou seguir, além de falar sobre a sua atual alimentação. “Meio assustada, mas ver as mudanças no estilo de vida foram gratificantes, fiquei 7 dias ingerindo apenas líquidos (água, chá, água  de coco e proteína líquida), depois 7 dias comendo sopa, 2 semanas comendo papinha e depois coisas sem muito tempero sal ou açúcar. Não sigo uma dieta rigorosa, mas é por pura negligência minha, a vida corrida não tem deixado muito”, ressalta Mar.

 

Por: Kalinka Vallença

Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias