sábado, setembro 28, 2024

Segurança – Jornalista relata novo método de golpe com pix usado por criminosos

Como imaginar a vida sem poder fazer um pix? É até impossível encaixar a realidade atual com essa possibilidade. A opção do pix foi criado pelo Banco Central (BC) no ano de 2020, e o objetivo principal é a facilidade de “receber” ou “passar” dinheiro com segurança para qualquer pessoa, de todo lugar e em qualquer hora.

Como todo bônus, existe também o ônus, a facilidade da transferência de dinheiro a qualquer momento acaba sendo uma preocupação também, principalmente em fazer um pix errado ou ser uma vítima de golpes.

Durante essa semana, a jornalista usou suas redes sociais twitter para relatar sobre um “suposto” novo golpe. O relato, feito pela jornalista Marcella Centofanti em uma sequência de posts (fio) na rede social, já conta com mais de 20 mil curtidas e 2 milhões de visualizações.

Marcela descreveu a situação em sua publicação

Marcela contou que recebeu uma ligação de uma pessoa se passando por funcionário do Banco Itaú. Em primeiro momento, o “suposto” colaborador disse à jornalista que sua conta havia sido invadida e por segurança, o banco havia bloqueado.

“Articulado e com um tom de voz calmo, pediu pra confirmar as minhas últimas operações bancárias. Ele citou o que saiu e entrou na minha conta nos últimos dias. Tudo EXATO” relatou Marcella.

A jornalista conta que o falso atendente pediu que ela entrasse no aplicativo do banco. Ela, então, acessou a plataforma e viu que a conta estava realmente bloqueada. O golpista pediu à mulher que criasse uma nova senha. Ele chegou a orientá-la a não compartilhar os dados com ninguém e até recomendou que ela fizesse um boletim de ocorrência.

“Isso tudo enquanto, segundo ele, o banco estava fazendo uma varredura nas minhas transações em busca de possíveis ações fraudulentas”, explica Marcella. Ela relata também que, até quando a ligação era cortada por uma pausa, conseguia ouvir a mesma música que escuta quando faz uma ligação para o Itaú.

“Depois de me cozinhar por uns 20 minutos, ele perguntou se eu havia acessado a minha conta a partir de dois iPhones dois dias antes. Neguei. Segundo ele, esses telefones haviam acessado a minha conta, em Santo André. Na sequência, ele perguntou se eu reconhecia 3 depósitos em valores de 9 a 10 mil reais cada um. Citou os nomes e os bancos dos endereçados. Neguei veementemente, a essa altura completamente desesperada”.

Novo método de golpe

De acordo com Marcella, o golpista pediu que ela entrasse no app, e fizesse a mesma transferência que o “bandido do iPhone de Santo André” fez, com o mesmo valor, para mesma conta, porque assim o banco reconheceria a duplicidade e cancelaria a operação.

Nesse exato momento, percebeu que na verdade se tratava de um golpe, em seguida questionou o atendente sobre a operação, como não obteve um resposta segurança, informou que ligaria para a sua agência para ter mais informações sobre a ‘suposta’ invação.

Depois, Marcella ligou para a sua gerente bancária e, antes que terminasse a história, sua assistente afirmou: “O Itaú não pede pra fazer uma transferência pra cancelar outra. É golpe”.

Confira nota do Banco Itaú publicado pela CNN

“O Itaú Unibanco tem a segurança e a proteção de dados como prioridades e investe continuamente em tecnologias para o fortalecimento de sistemas, aplicativos e sigilo de informações, além de seguir com rigor todas as diretrizes dos órgãos reguladores.

O banco reforça as orientações para que os clientes se atentem a possíveis tentativas de golpes envolvendo abordagens de falsas centrais de segurança ou falsos funcionários da instituição. Neste sentido, esclarece que ligações recebidas pelos clientes solicitando qualquer documento, senhas, dados cadastrais e financeiros, estornos ou a realização de transferências não são práticas da instituição, portanto, os clientes não devem, em hipótese alguma, digitar ou informar senhas no aparelho telefônico quando não efetuaram a ligação de forma ativa e espontânea. Seguindo rigorosamente essas práticas, os golpistas não terão qualquer forma de acessar ou movimentar indevidamente a conta corrente do cliente.

Conforme o banco comunica de forma recorrente e por diferentes canais, caso receba ligação com esse tipo de abordagem ou esteja em dúvida sobre a veracidade do contato, o cliente deve desligar imediatamente e, a partir de outro aparelho telefônico, entrar em contato com a central de atendimento ou com seu gerente bancário. Estas e outras orientações de segurança também estão disponíveis no site itau.com.br/seguranca”.

Por: Kalinka Vallença com informações da CNN

Ilustração: Marcus Reis

 

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