sexta-feira, novembro 22, 2024

Mundo – Moradores deixam suas casas após desastre químico no EUA

Um trem descarrilou perto da fronteira entre Ohio e Pensilvânia, nos Estados Unidos, no início deste mês causando um grande derramamento de cloreto de vinila seguido de um incêndio na região.

As consequências ainda estão sendo reveladas. Famílias que moravam a até 1,6km do local da explosão foram retiradas de suas casas por precaução quanto a intoxicação pelo gás gerado na queima do produto. Cerca de 50 vagões, incluindo 10 transportando o cloreto, descarrilaram em um acidente violento no dia 3 de fevereiro em East Palestine, Ohio.

O cloreto de vinila foi posteriormente liberado no ar por cinco desses carros antes que as equipes dos bombeiros conseguissem lidar com os produtos químicos tóxicos e altamente inflamáveis em um ambiente controlado, criando uma nuvem escura de fumaça.

 

Moradores de bairros próximos em Ohio e Pensilvânia foram evacuados por causa dos riscos à saúde causados pela fumaça, mas já foram autorizados a retornar.

Cinco dos caminhões-tanque do trem que capotou na semana passada transportavam cloreto de vinila líquido, que é extremamente inflamável. No último domingo (12), eles ficaram instáveis e ameaçaram explodir.

Socorristas e equipes de emergência tiveram que ventilar os caminhões-tanque, derramar o cloreto de vinil em uma trincheira e depois queimá-lo antes que transformasse o trem em uma bomba. As autoridades temiam que uma explosão pudesse enviar estilhaços a mais de 1 km de distância.

Mas isso não aconteceu. A queima controlada funcionou e a ordem de evacuação para os residentes da Palestina Oriental foi oficialmente suspensa na quarta-feira, depois que o monitoramento do ar e da água em tempo real não encontrou nenhum nível de contaminante acima dos limites de triagem.

Embora o risco de explosão tenha passado, as pessoas que vivem na Palestina Oriental em Ohio querem saber sobre as ameaças químicas que podem persistir.

Peixes e sapos morreram em córregos locais. As pessoas relataram mortes de galinhas e compartilharam fotos de cães e raposas mortas nas redes sociais. Eles dizem que sentem odores químicos pela cidade.

 

 

Por: Kalinka Vallença com informações do G1

Foto: Ilustração

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias