Um voo motorizado e controlado pelo mini-helicóptero, da Nasa que percorreu 704 metros na superfície de Marte, realizado em abril do ano passado, entrou para o Guiness Word Records pelo voo mais longo realizado no planeta. Durante, ainda quebrou outros recordes como de duração de voo (161, 3 segundos) e velocidade no solo (5,5 metros por segundo).
O primeiro voo histórico de Ingenuity em Marte, foi feito como uma tática da agência para avaliar as condições de voo no planeta, até o momento, 30 voos já foram feitos. Há planejamento de uma agência espacial europeia, ESA, para construir dois veículos semelhantes que no futuro irão transportar para o planeta Terra amostras de rochas marcianas.
A aeronave que se assemelha a um drone tem o peso de 1,8 kg, chegou na superfície marciana acoplado e dobrado na parte inferior do robô Perseverance, que pousou no planeta em fevereiro de 2021. Mais de um ano depois da chegada, em 8 de abril de 2022, o helicóptero já tinha estabelecido alguns recordes, quando em seu 25° voo deslocou-se por 704 metros na cratera.
Se tudo der certo até 30 amostras serão coletadas até 2031 pelo mini-helicóptero, com previsão de retorno à Terra marcado para 2033.
- Por July Barbosa com informações do G1.
- Foto: Divulgação.
- Ilustração: Marcus Reis.