A companhia aérea Azul anunciou a oficialização de uma parceria com a empresa norte-americana Ampaire, especializada em conversão de aeronaves, para transformas 6 aviões de sua frota em híbridos. O modelo escolhido pela companhia será o Caravan após passar pelas alterações, chegaria a ter seu consumo de combustível reduzido em 70%, resultando em redução nos valores das passagens.
O ‘Eco Caravan’, caso utilize combustível de origem renovável, as emissões no ciclo completo podem até ser nulas, permitindo voos 100% limpos, os preços de assentos por km poderão ter redução de 25%. As baterias de veículos híbridos são menores, então a capacidade da carga não seria alterada mantendo 1.100 kg, havendo ainda a possibilidade de utilizar apenas o motor convencional em caso de falta de infraestrutura no aeroporto.
A empresa norte-americana acredita em um futuro promissor para as aeronaves híbridas, tanto que com possível succeso com o ‘Eco Caravan’, almejam voos mais altos como a produção de aviões maiores que operem e comportem até 72 passageiros, a startup recebe incentivos da Nasa para seus investimentos na aviação.
- Por July Barbosa com informações da Quatro Rodas.
- Foto: Divulgação.
- Ilustração: Marcus Reis.