domingo, julho 7, 2024

Educação – A importância de estimular a leitura das crianças e não obrigá-las a ler

Na última semana, o termo “Sapiossexualidade” foi um dos assuntos mais comentado no twitter, após um vídeo da participante do Big Brother Brasil (BBB) também jogadora de vôlei Key Alves viralizar na internet, onde ela afirma que nunca leu um livro na vida. Na conversa entre os participantes, Cristian, Gustavo, sara e Key.

“Eu lia errado mesmo, eu nunca li um livro na minha vida, eu nunca li um livro, eu ficava como é que eu vou ler bem se eu não tenho a prática?” afirma a participante

Entre os diversos comentários nas redes socias, um deles foi sobre a fala da jogadora, e como ela se intitula nas escolhas amorosas. “Ainda bem que sapiosexual é quem gosta de pessoas inteligentes e não quem é inteligente né” publicou internauta.

Sendo uma dos destaques do camarote do BBB 23, a jogadora Key Alves chamou atenção recentemente ao se dizer sapiosexual. “Eu gosto de homens mais velhos, apesar de ser nova. Porém, o que me deslumbra mesmo é a inteligência. Sou atraída pelo QI. Amo os inteligentes”, falou a participante.

Sapiossexualidade

Sapiossexualidade é um termo do espectro assexual que se caracteriza pela atração sexual e/ou romântica às pessoas baseando-se em sua inteligência e/ou educação. A definição geralmente limita a atração, seja ela física e/ou emocional, puramente ao intelecto das pessoas.

É impossível imaginar que alguém nunca leu um livro, por isso é importante falar sobre o habito da leitura, ainda mais quando a nova geração está muito ligada às redes sociais. No Brasil, apenas pouco mais da metade da população (52%) tem hábitos de leitura, com a Bíblia e os livros religiosos dominando a preferência. Além disso, o país perdeu 4,6 milhões de leitores em quatro anos, em uma queda puxada especialmente pelos mais ricos.

Segundo o estudioso Daniel penaque, ele diz “Não se cria habito de ler, se cria gosto pela leitura”. Formar o gosto pela leitura significa estimular as pessoas para esse universo, onde existem vários “refúgios”, para distração, aprendizado, não ficar entediado e para ser independente, ler e interpretar a mensagem passada.

“O homem pela sua natureza, ele é um ser que conta história e que gosta de ouvir história, a narrativa é parte do homem, e isso na cidade moderna via se configurar pelos filmes, series que não deixa de ser uma narrativa, mas com outra abordagem”, explica a professora de Língua Portuguesa e Mestra e doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia, Joaquina Oliveira.

Ainda segundo a professora, o gosta pela leitura começa bem cedo. Uma forma seria possibilitar a leitura em voz alta para as crianças, desde pequeno, as crianças precisam ter acesso a livros. Livros ilustrativos, com imagens, mas a leitura precisa ter um enredo, com personagem, lugares, para que a criança crie imaginação, par poder procurar outros livros semelhantes. Apresentar variedades de leituras, para que o individuo identifique seu estilo, para ele se sentir incentivado e estimulado para fazer a leitura.

 Benéficos da leitura

O aumento de criatividade, concentração, autonomia, capacidade de análise, capacidade de relacionar conteúdos. “A leitura é uma construção de conhecimento sólido, conhecimento histórico, geográfico, biológico, física, química, mesmo quando esses livros não são técnicos” enfatiza a professora.

Nada que é obrigado, é bom. Tudo precisa ser negociado, ainda mais com crianças. “Quando as crianças são obrigadas a ler na infância, quando crescem elas não vão continuar lendo. E a pergunta é: Nós queremos leitoras, ou que elas cumpram apenas a obrigação de ler?”, disse a educadora.

 

Por: Kalinka Vallença

Com colaboração da professora de Língua Portuguesa , mestre e doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia, Joaquina Oliveira

Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias