domingo, julho 7, 2024

Brasil – Escola de samba causa polêmica com alegoria no carnaval em Sapucaí; Veja vídeo

A escola de samba carioca Acadêmicos do Salgueiro causou polêmica durante desfile na madrugada da segunda-feira (20), na Sapucaí, no Rio de Janeiro. Um carro com mais de 100 metros de comprimento, e 16 de altura, parte do veículo, que acompanhou o enredo “Delírios de Um Paraíso Vermelho”, apresentava um demônio gigantesco e alegorias aos pecados bíblicos.

“O ser humano é filho da queda, desorientado pela condenação aos limites mundanos. Aqui na Terra, jardim dos exilados, o inferno são os outros. A cada juízo, uma condenação. tudo é perversão e pecado. Tudo é proibido. Grandes olhos vigiam a vida dos outros e sentenciam à margem quem desafia os ‘costumes’: exclusão, apagamento. A obediência anda incorporada na culpa”, narra trecho do samba-enredo. A canção completa: “Quem há de ter pecado maior? Louvados sejam os excluídos, louvados sejam os rejeitado

O carro chamado de ‘A batalha épica do bem contra o mal’ representa uma passagem na Bíblia. Trata-se de uma representação do livro Apocalipse 12:7-9, quando Miguel e seus anjos lutaram contra as forças do diabo no céu.

Nas redes sociais, as alegorias, que também incluíram outros símbolos cristãos como a cobra e a maçã, descritos em Gêneses, foram tidas como provocadoras. “Muito de mau gosto! Criatividade não explora a crença alheia. Jesus é amor, é acolhimento a todos! Confundir isso é um mostra da ignorância de vocês. Ridículo” criticou uma mulher na publicação feita pela escola de samba no Instagram. “Tomara que seja desclassificado”, desejou um usuário.

Entre os diversos comentários negativos de religiosos nas redes sociais. ” Isso é profanar a fé alheia”, Um internauta afirmou que o carnaval é uma festa satânica. “Sabemos muito bem que o carnaval é uma festa satânica, Deus não compactua com esse tipo de festa, que a ira de Deus sobreponha sobre esses profanos, Deus é amor mas também é justiça e ele fará não tenham dúvidas. estão brincando muito com o rei do universo que se chama Deus”.

Para os críticos, a presença de uma alegoria do diabo no desfile é uma adoração ao mal. A ex-BBB Flayslane, por exemplo, escreveu numa rede social:

“Que show de horror! Independente de religião, que triste ver um espaço tão importante para mostrar arte e cultura ser usado para enaltecer e adorar o demônio. Que desgraça isso, me entristece de verdade, mas é isso, cada qual com seu Deus.”

Gil do Vigor, o economista e também ex-participante do ‘BBB 21′, criticou o posicionamento de Flay por meio do Twitter.

“Sou cristão, fui missionário de tempo integral por dois anos, fiz seis anos de seminário e quatro de doutrinas de salvação e consigo diferenciar a cultura e o respeito às religiões. A minha fé em meu Deus não me impede de respeitar e até apreciar outras manifestações culturais ou religiosas. Estamos todos em busca de algo, e por isso as religiões devem ser respeitadas sobre a cultura. Quão lindo é poder aprender e desfrutar. E tudo isso vem através do respeito! O respeito nos torna gigante!”, disse ele.
Elogios à escola de samba

Em contrapartida, o caráter “profano” do Carnaval foi visto como parte importante do desfile por quem defendeu a Salgueiro. “O pecado está em quem critica, não no Carnaval. É um festejo de costumes pagãos, caracteriza-se pela liberdade de expressão”, pontuou uma usuária do Twitter.

“O diabo está em cada marido que agride a esposa, em cada mãe que abandona seus filhos, em cada um de nós quando viramos as costas para uma pessoa em situação de rua, não em um desfile. Ama teu próximo como a si mesmo! Deus quer boas ações, não ódio ou orações vazias”, comentou outro defensor.

 

Por: Kalinka Vallença com informações da Uol

Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias