A montagem do primeiro caça, avião militar feito para atuar em combates aéreos, F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB), no Brasil, será feita na fábrica da Embraer, localizada em Gavião Peixoto (SP), nos próximos dias chegarão os componentes importados da Suécia. A Svenska Aeroplan Aktiebolaget do Brasil (Saab), informou o envio de 4 aeroestruturas do Gripen, contendo a asa, fuselagens central, dianteira e traseira.
Esta será a primeira vez que a Embraer participa da construção de uma aeronave supersônica. Entretanto, ainda não há datas para a entrega do primeiro Gripen nacional para a FAB.
O novo caça é o mais moderno da América do Sul, “as peças serão montadas na fábrica da Embraer, que começará a operar no final de abril. A Embraer fará a montagem final de 15 aeronaves Gripen como parte da transferência de tecnologia no contrato para 36 aeronaves”, disse a Saab.
Todos os modelos que já estão atuando no país vieram da Suécia devidamente montados e testados, são 5 exemplares que a FAB recebeu, a entrada dos veículos foi oficializada em dezembro de 2022. Ainda este ano, a Aeronáutica irá receber mais 5 aeronaves. Até o momento, os únicos países que irão possuir o tal modelo serão o Brasil e a Suécia que já encomendou 60 exemplares.
- Por July Barbosa com informações de Airway.
- Foto: Divulgação.
- Ilustração: Marcus Reis.