quinta-feira, novembro 21, 2024

Educação – Resultado do Sisu do primeiro semestre de 2023 é divulgado nesta terça-feira (28)

No edital do Sisu 2023, não há definição de horário para a divulgação do resultado, é possível que o resultado seja divulgado na primeira hora desta terça.

 

 

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2023 será divulgado nesta terça-feira (28). O resultado será divulgado no site oficial do processo seletivo. No edital do Sisu 2023, não há definição de horário para a divulgação do resultado. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC), é possível que o resultado seja divulgado na primeira hora desta terça.

Para acessar, é necessário fazer o login da conta Gov.br, o sistema de serviços digitais do governo federal. Ao todo foram registradas 2.062.815 inscrições, isso porque cada inscrito tem direito a escolher até dois cursos. A edição do primeiro semestre do Sisu 2023 superou o Sisu 2022 do mesmo período, que registrou 1.054.474 inscritos.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para universidades públicas. O pré-requisito para participar da seleção é o aluno ter prestado o Enem na edição mais recente e tirado nota superior a zero da redação.

As inscrições para o sistema de seleção, foi do dia 16 de fevereiro a 24. O aluno podia mudar suas opções de curso no sistema quantas vezes quiser, ao longo do período de inscrição, tomando como base as notas de corte parciais divulgadas diariamente. Há vagas para cotistas (as regras variam de instituição para instituição).

Os candidatos não aprovados poderão manifestar interesse na lista de espera do SiSU.  O procedimento será feito online, na página do SiSU, entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março.  A convocação dos candidatos em lista de espera deverá ser feita a partir do dia 13 de março, de acordo com o calendário de cada instituição.

Quem pode participar da Lista de Espera do Sisu?

Podem participar da lista de espera os estudantes que se inscreveram para o Sisu dentro do prazo regular e não foram convocados em nenhuma das opções de cursos.  Além disso, o candidato só pode participar da lista de espera na 1ª opção de curso escolhida.

Demais programas

Além do SISU, o estudante que deseja ingressar no Ensino Superior a partir da nota do ENEM, poderá concorrer a financiamento estudantil, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). O programa do Ministério da Educação (MEC) tem como critério a participação no ENEM e as inscrições acontecem duas vezes por ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo.

Outra oportunidade que a nota do ENEM oferece é concorrer a bolsa de estudo. É que o exame é também utilizado como requisito para seleção de bolsas integrais e parciais (50%) no Programa Universidade para Todos (PROUNI). Diferentes instituições da rede privada aderem ao PROUNI, todos os anos. As inscrições para o programa, voltado para candidatos que ainda não tem diploma de curso superior, também são abertas duas vezes por ano.

 

Por: Kalinka Vallença

Ilustração: Marcus Reis

 

 

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias