Os fãs do cantor Alexandre Magno Abrão, o ‘Chorão’ da banda Charlie Brown Jr, exaltam a memória do ídolo nesta segunda-feira (6), data que marca dez anos da morte do artista. O compositor faleceu no dia 6 de março de 2013, depois de mais de 15 anos de carreira como líder da banda Charlie Brown Jr, dentro dessa grande e emblemática jornada se incluem, 13 álbuns (dois deles ao vivo), dois Grammys Latinos, além de muitas polêmicas e não menos importante muito amor.
Uma jornada que marcou uma geração do rock nacional, responsável por inúmeros sucessos, o que acarretou em muitas homenagens em todo o Brasil. Em João Pessoa, por exemplo, pouca gente sabe, mas Chorão é até nome de pista pública de skate.
A praça é constituída de uma Pista de Skate batizada de Alexandre Magno Abrão – Chorão, que está localizada na Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho, mais conhecida como Retão de Manaíra.
Além do nome na pista pública, chorão recebeu várias homenagens de fãs também em uma pista de skate nesta segunda-feira. A homenagem aconteceu na pista skate da Praça Palmares, em Santos, no litoral de São Paulo, os skatistas prestaram homenagens ao vocalista, que era figura carimbada no local.
A praça está localizada no bairro Macuco e recebe diariamente dezenas de praticantes do esporte que é tema de diversas músicas de Chorão.
Além dos fãs, a antiga banda Charlie Brown Jr usou o perfil das redes sociais para prestar homenagens ao cantor, com diversos vídeos, fotos com trechos de músicas que foram de composições do Chorão.
Entre as publicações, internautas deixaram vários comentários. “Uma pena hoje em dia não ter músicas boas como as do Chorão e outros cantores das antigas. ”, “Faz falta demais…Não tem músicos que se conectam com seus ouvintes como fazia Chorão”.
Instituto Menino Chorão
O nome da comunidade, Menino Chorão, é uma homenagem ao cantor “Chorão”, vocalista da banda Charlie Brown Jr, que desenvolvia um trabalho com moradores de rua e acabou conhecendo, ou melhor, reconhecendo e dando apoio ao grupo “mulheres em luta”.
A população local tem uma organização comunitária sólida, desenvolvendo várias atividades como o reforço escolar, que reúne um total de 100 crianças, de 3 a 6 anos, sob a tutela de 4 professoras. As aulas acontecem em um barracão aberto que necessita de melhorias. Existe também um campo de futebol que é usado para a prática de esportes com times de meninos e de meninas. Inclusive, 2 meninos e 2 meninas já foram convocados para times profissionais.
A comunidade conta, ainda, com espaço para horta, onde plantam frutas, verduras e legumes. A produção é utilizada para o preparo de refeições, em uma cozinha própria, e que depois são distribuídas para as famílias. O acolhimento de novos moradores é permanente e, além de fazerem doações e organizarem bazares para arrecadação de recursos, visando atender as famílias, a comunidade costuma promover alguns eventos de socialização.
https://institutorizoma.org/portfolio-items/comunidade-menino-chorao-2021/
Trajetória do cantor chorão
O cantor Chorão nasceu no dia 9 de abril de 1970 na cidade de São Paulo. Aos 14 anos, começou a competir como skatista e desde então virou um divulgador do esporte no país, o que se seguiu depois de ficar famoso.
Como artista, era cantor e letrista. Liderava a banda Charlie Brown Jr., fundada por ele na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, em 1992. Em 15 anos de carreira, a banda lançou nove álbuns de estúdio, dois discos ao vivo, duas coletâneas e seis DVDs. Ao todo, o grupo vendeu 5 milhões de cópias.
Chorão foi encontrado morto em seu apartamento na Zona Oeste de São Paulo, na madrugada do dia 6 de março do ano de 2013. Ele tinha 42 anos e foi encontrado desacordado pelo seu motorista, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No local, a unidade de resgate constatou que ele já estava morto.
Segundo laudo da Polícia Técnico-Científica, o cantor morreu de overdose de cocaína. O exame toxicológico apontou que o corpo apresentava 4,714 microgramas da droga por mililitro de sangue. Segundo os peritos, foi possível concluir, a partir dos testes, que a causa da morte foi “intoxicação exógena devido à cocainemia”.
Principais músicas da banda
Céu Azul; Só os loucos sabem; Como tudo deve ser; Meu novo mundo; Ela voltar; Dias de Luta, dias de glória; Zóio de Lula
Conheça quem foi chorão
O cantor Chorão faleceu no ano de 2013, mesmo depois de tanto tempo, suas músicas ainda continuam em alta em aplicativos de músicas. Para quem não teve a oportunidade de conhecer a sua trajetória, o documentário disponível na Netflix, Chorão: Marginal Alado, explora a vida intensa e o impacto causado pelo vocalista da banda Charlie Brown Jr. em diversas áreas sociais por meio de entrevistas com familiares, amigos e músicos.
https://www.netflix.com/br/title/81279462
Por: Kalinka Vallença
Ilustração: Marcus Reis